O Liverpool, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, foi ao terreno do Bournemouth vencer por 4-0, no fecho da jornada 18 da Premier League. A equipa de Jürgen Klopp apresenta-se no quarto lugar da tabela, um ponto acima do Arsenal e a 18 do líder Manchester City, que embalou numa corrida aparentemente cada vez mais solitária rumo ao título.

Os Reds inauguraram o marcador à passagem do minuto 20. Marcou Philippe Coutinho, após um bom lance individual. O internacional brasileiro, que volta mais uma vez a ser muito falado a poucas semanas da reabertura do mercado de transferências, recebeu a bola na esquerda de Andrew Robertson e fletiu duas vezes para dentro, antes de fazer a bola entrar perto do primeiro poste, sem hipóteses para Asmir Begovic.

Seis minutos depois, Dejan Lovren aumentou a vantagem do conjunto de Liverpool, na sequência de um canto. A jogada foi muito confusa, com um ressalto a parecer querer encaminhar a bola pela linha final, mas Roberto Firmino ainda conseguiu cruzá-la, no limite, para trás, para um voo em salto de peixe do central internacional croata.

O terceiro golo da equipa de Kloop chegou ainda no primeiro tempo, por intermédio de Mohamed Salah. Foi o décimo quarto golo do avançado egípcio na Premier League. Lançado em velocidade por Alex Oxlade-Chamberlain pela direita, procurou o pé esquerdo com dois dribles bem sucedidos para dentro, antes de rematar para o poste mais distante, já em desequilíbrio.

Na etapa complementar, Firmino fixou o resultado final. O brasileiro desviou de cabeça, aparentemente no limite do fora de jogo, depois de uma jogada de envolvimento do conjunto de Klopp pela esquerda e de um passe alto do compatriota Coutinho. Jogava-se o 66º minuto.

Um triunfo justo por parte do Liverpool, que rematou muito mais à baliza do que o adversário (19 remates contra 5, 7 contra 2 enquadrados), conseguiu mais cantos (3 contra 2), tendo aproveitado um deles, e alcançou ainda uma maior percentagem de posse de bola (55%).

Este triunfo permitiu ao Liverpool subir ao quarto lugar da tabela. Por seu turno, o Bournemouth manteve a 16.ª posição, dois lugares acima da zona de despromoção. Depois de dois empates consecutivas na liga, curiosamente em Anfield, no dérbi com o Everton (1-1) e depois frente ao West Bromwich Albion (0-0), os Reds regressam assim às vitórias. Atravessam talvez o momento mais consistente da temporada, uma vez que não perdem desde o final de outubro (4-1, perante o Tottenham).

O FC Porto recebe a formação inglesa no Dragão a 14 de fevereiro do próximo ano, e desloca-se a Anfield para a segunda mão a 6 de março.