Wayne Rooney fez parte de uma das melhores gerações inglesas de sempre, com jogadores como David Beckham, Steven Gerrard, Frank Lampard, Rio Ferdinand ou Michael Owen, além dele próprio.

Apesar deste conjunto de jogadores de topo, os Três Leões nunca conseguiram brilhar a alto nível numa grande competição, e foram inclusivamente afastados nos quartos-de-final do Euro 2004 e do Mundial 2006 aos pés da seleção portuguesa.

Para Rooney, que vai cumprir a última internacionalização ao serviço da Inglaterra, o recente sucesso da equipa inglesa no Mundial 2018, prova na qual atingiu as meias-finais, deve-se à chegada de técnicos estrangeiros à Premier League, como Jurgen Klopp ou Pep Guardiola.

«Talvez [pudéssemos fazer melhor] se tivéssemos esses jogadores nesta era, onde parece haver muito mais treino, muito mais inteligência na forma como as equipas estão preparadas e montadas», começou por dizer o avançado dos DC United.

«Acho que o facto de muitos treinadores terem entrado na Premier League, como Guardiola e Klopp, está a ajudar muito os nossos jovens jogadores», prosseguiu.

Rooney falou depois de alguns casos específicos: «Eu sei que há um debate sobre termos treinadores estrangeiros na Premier League, mas o que eles estão a fazer por jogadores como o Sterling e o Kyle Walker, deu-lhes uma enorme quantidade de como jogar o jogo.»