Excelentes notícias em Florença. Nacho Torreño, adjunto de Paulo Sousa na Fiorentina, publicou uma carta aberta no site do clube, para anunciar que venceu a batalha contra um cancro no cólon.

Hoje estou curado. Há cerca de um ano foi-me diagnosticado um cancro, mas hoje posso dizer que o venci, após vários tratamentos e duas operações. Disputei o jogo mais difícil da minha vida e venci-o em grande. As minhas primeiras sensações, ao ser diagnosticado com a doença, foram incerteza e medo. Medo porque a palavra cancro tem significado muito negativo, e incerteza por não saber o que me podia acontecer. 

Foram dias e semanas muito duros. Chorei e sofri muito, tanto fisicamente como mentalmente. Foi sobretudo a fragilidade mental que me fez cair num estado que eu nunca tinha vivido. Mas graças ao sorriso do meu filho todas as manhãs e à ajuda da minha mulher (ela é a minha verdadeira heroína), à família e aos amigos (seria impossível referir todos), comecei a ver as coisas de maneira diferente e a enfrentar a minha situação, normalizando-a com carácter e maior coragem. 

Para além deste grande grupo de pessoas, gostaria ainda de agradecer:

- à família Della Valle e aos dirigentes da Fiorentina, pela sincera proximidade;

- ao Paulo e restantes colegas de «staff» pela paciência, amor e apoio incondicional, do primeiro ao último dia;

- a cada um dos jogadores com quem partilhei o balneário, pelo amor, força e energia que me transmitiram desde o primeiro momento em que souberam da minha doença;

- a todos os adeptos e amigos da família «viola».

Sem vocês todos estou certo de que não teria conseguido. Obrigado do fundo do coração!

Hoje posso começar a viver a minha vida com a minha família na maravilhosa cidade de Florença, e regressar ao meu lugar na equipa. 

O jogo acabou e eu venci. Vemo-nos no Estádio Artemio Franchi.

Nacho Torreño, de 40 anos, começou a trabalhar com Paulo Sousa em 2011. O técnico espanhol já estava no Videoton, onde o português chegou nesse ano, e depois acompanhou-o para o Maccabi Telavive, Basileia e agora a Fiorentina.