José Mourinho garante que não está preocupado com a chegada de Louis van Gaal ao Manchester United, mas diz que tem um «respeito profundo» pelo treinador que deixou a seleção da Holanda a seguir ao Campeonato do Mundo para treinar a equipa de Old Trafford.

O treinador do Chelsea foi adjunto de Van Gaal durante três anos no Barcelona e, depois disso, já bateu o treinador holandês num Inter Milão-Bayern Munique na Liga dos Campeões de 2010. Na próxima época, estão em perspetiva, pelo menos, mais dois duelos entre os dois técnicos. «Não estou preocupado por ele estar aqui. Estou ansioso por defrontar o Manchester United. Nada me preocupa», destacou Mourinho citado pelo Mail on Sunday.

Apesar de tudo, Mourinho assume que tem um respeito especial pelo técnico holandês. «Assisti à conferência de imprensa dele e foi puro Van Gaal – honesto e aberto como sempre foi. É um treinador muito, muito bom, vai ser importante para o Manchester United. Somos os dois grandes treinadores. Nascemos para isto», acrescentou.

Além do respeito, Mourinho diz que mantém uma relação muito boa com Van Gaal. «É um dos melhores treinadores do mundo e um bom amigo, a sério, um amigo para a vida. Tenho muito respeito por este homem. Está no melhor período da sua carreira. Nesta carreira, se souberes lidar com as vitórias e com as derrotas da melhor maneira, cresces, ficas melhor. Ele analisa todos os jogos. Tem estado cada vez melhor», referiu ainda.

Van Gaal vai estrear-se na Premier League a 16 de agosto, frente ao Swansea, dois dias depois do Chelsea iniciar a nova temporada com o promovido Burnley.