Passem os anos que passarem, marque Ronaldo os golos que marcar, há um nome que fará sempre parte da história do astro português: Antonio Jesús García Gonzales. Toñito, para ser mais simples.

É que foi do médio espanhol que saiu o passe para o primeiro golo de Cristiano Ronaldo, naquele dia 7 de outubro de 2002, diante do Moreirense.

E foi isso mesmo que Toñito foi convidado a voltar a recordar, desta vez em entrevista à Gazzetta delo Sport. «Foi comigo que nasceu o mito Cristiano Ronaldo», resumiu, ainda que reconhecendo de imediato: «mas foi ele que inventou tudo, é o Michael Jordan do futebol.»

«O Cristiano era um menino que se converteu num homem: humilde, ambicioso, determinado e profissional. Nos treinos, olhava nos olhos dos jogadores mais velhos e dizia: ‘calma, não abuses’», recorda também o espanhol.

Além da famosa assistência, Toñito revela que era o motorista de Ronaldo, o que lhe valeu…horas de espera.

«Eu era também o motorista dele, dava-lhe boleia, mas tinha sempre de esperar uma hora depois do treino porque ele nunca queria ir embora. Eu tinha de ir bater à janela do ginásio e dizer: ‘já chega, Cristiano, pára lá com isso que já é tarde’», assegura.