Entre os mais de 10 mil atletas a competir nos Jogos Olímpicos há uns mais famosos que outros. E há quem já tenha nascido famoso. Como Zara Phillips, neta da Rainha Isabel II, que competiu em Londres e leva mais prata para casa: ajudou a Grã Bretanha a conquistar o segundo lugar por equipas no concurso completo de equitação (CCE).

Não foi tanto graças à sua performance do último dia. Na prova de «cross country», uma das três que compõem o CCE, Zara esteve muito bem, mas nos saltos fez cair uma vedação, o que penalizou a equipa. Ainda assim, no fim de contas valeu o segundo lugar, numa competição ganha pela Alemanha.

A prestação de Zara em Londres não chegou para uma medalha individual: aí terminou em oitavo. Mas deu para subir ao pódio. E, mais uma singularidade desta história, receber a medalha das mãos da própria mãe, a princesa Ana, que lhe deu dois beijos repenicados além do cumprimento protocolar.

A saltar em casa, Zara teve enorme atenção mediática e apoio do público.A claque dela no Greenwich Park ao longo dos três dias que durou a competição era o sonho das revistas cor de rosa. Estiveram lá o príncipe William e a mulher, Kate Middleton, o príncipe Harry, as princesas Eugénia e Beatriz, mais Camilla Parker Bowles, a mulher do príncipe Carlos, que é tio de Zara.

Zara, de 31 anos, é uma cavaleira experiente. E também isso está na família. Tanto a mãe, a princesa Ana, como o pai, Mark Phillips, foram atletas olímpicos pela Grã-Bretanha: a mãe em Montréal 1976 e o pai em Munique, em 1972, onde ganhou o ouro, e em Seul 1988, de onde trouxe a medalha de prata. Para fechar o ciclo, Zara casou-se com Mike Tindall, antigo campeão do mundo de râguebi.

Esta foi a sua estreia em Jogos Olímpicos. Já esteve para ir a Atenas e depois a Pequim, mas falhou a presença, de ambas as vezes por problemas relacionados com o seu cavalo. Agora, já aponta ao Rio de Janeiro, em 2016.