O futuro de Just Fontaine, amplo e esplêndido, tornou-se bruma. O goleador-mor do Mundial de 1958 tinha 27 anos e muitos golos por marcar. O cruel Sekou, jogador do Sochaux, anestesiou-lhe a genialidade com uma entrada assassina. Resultado: dupla fractura na perna direita e o adeus precoce ao futebol.

Tudo aconteceu em 1960. A Just parece ter sido ontem. «Foi um assassinato. Tive essa lesão horrível em 60 e ainda joguei mais dois anos a mancar. Desisti de fazer figuras tristes em 1962», refere, em entrevista ao Maisfutebol.

13 golos num Mundial: «O segredo? Olhar para a baliza»

«Deram-me umas cassetes de vídeo com a jogada da minha lesão. Não as vejo, recuso-me. Perdoei ao rapaz que me fez isso e decidi olhar em frente», vinca Fontaine. «Eu adorava jogar futebol. Acima de tudo era isso. Aos 27 anos deixei de ser o avançado que era, passei a sentir medo dentro de campo. Um avançado com medo só pode fazer uma coisa: dar o lugar a outro.»

Nascido em Casablanca (Marrocos), chegou a França somente com 20 anos. Jogou três anos no Nice e mudou-se depois para o histórico Stade Reims. Não conheceu mais nenhum clube.

«Acreditei que o Ronaldo seria o meu sucessor»

Desligado do futebol, Just Fontaine aproveita o odor tépido do Mediterrâneo para ganhar forças. Sente-se «com saúde» para mais uns anos de qualidade e sonha ver a França «outra vez campeã do mundo».

Fez 30 golos em 21 jogos com a camisola da selecção - «nenhum de penalty» -, foi duas vezes o melhor marcador da liga gaulesa e inspirou diferentes gerações no seu país. «Ainda recebo cartas de fãs e sou procurado por muitos jornalistas. Prefiro estar de fora e tentar ajudar com as minhas opiniões», assegura.

A alma gémea, Pelé, os mortais e o Mundial2010

Numa declaração já com alguns anos, Fontaine revelou ter escolhido um sucessor. «Sim, acreditei que o Ronaldo Fenómeno ia chegar lá. Porquê? Jogava muito e fazia anos no mesmo dia da minha mulher. E ela é a única pessoa que me consegue calar.»

Para todos os efeitos, Fontaine sabe que nunca cairá no poço do esquecimento. Os seus 13 golos no Mundial da Suécia nunca o permitirão.

Imagens de Just Fontaine no Mundial 58:



Os golos históricos de Just Fontaine: