Besiktas e Arsenal empataram esta terça-feira a zero, em Istambul, na primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões. O resultado favorece os londrinos, que passaram algumas dificuldades no Estádio Ataturk, mas mantêm o favoritismo para o acesso à fase de grupos. Os gunners nunca perderam um play-off da prova milionária e o resultado abre-lhes excelentes perspetivas para manter a série.

As duas equipas nunca se tinham defrontado em jogos a doer. Arsène Wenger apostou em três reforços de início: o central Chambers, o lateral francês Debuchy e o avançado chileno Alexis Sánchez. Do lado dos turcos, Demba Ba, contratado ao Chelsea, era a grande referência para ultrapassar Szczesny. O senegalês tentou a sua sorte logo nos primeiros segundos, com um tiro evitado a custo pelo guarda-redes polaco, repetiu a façanha aos nove, obrigando a nova intervenção, e atirou ao lado do poste muito perto do intervalo.

O Arsenal respondia em rápidos contra-ataques conduzidos por Alexis, e aos dez minutos Giroud não aproveitou a incursão do chileno pela direita. Cazorla ameaçou aos 13, tal como o francês aos 16 e Ramsey, aos 38, com Tolga a voar para a bola em grande estilo. A última oportunidade do primeiro tempo seria dos Gunners, com Giroud a falhar, isolado perante Tolga, depois de uma bola picada ter ultrapassada a última barreira defensiva turca.

Na segunda parte, sucederam-se os cartões amarelos e registou-se uma expulsão. Ramsey puxou duas vezes os adversários e viu o vermelho, por acumulação, aos 80 minutos. Já antes Wenger tinha perdido Arteta, por lesão (entrou Flamini), e o Besiktas desperdiçado a sua melhor oportunidade. Ocay Sahan, aos 48 minutos, aproveitou uma recuperação de bola de Ba, ultrapassou Koscielny e atirou em curva ao lado.

O melhor momento dos britânicos surgiu aos 88 minutos. Chamberlain driblou a defesa turca e Tolga desviou o remate do internacional inglês para o poste direito.

Nos descontos, o treinador do Besiktas, Slaven Bilic, foi expulso por protestos.