Três jogos, três derrotas. Uma jornada negra e inédita de Liga dos Campeões para as equipas portuguesas, numa época que ameaça bater recordes negativos. Em seis edições com três equipas nacionais em prova, nunca chegaram a esta fase com tão poucos pontos somados, seis em 27 possíveis. Também nunca tinham perdido todos na mesma ronda.

No cenário global o Benfica é quem está pior, três derrotas em três jogos, zero pontos. A terceira aconteceu esta noite no Estádio da Luz com o Manchester United de José Mourinho, num jogo em que Svilar fez história – tornou-se o mais jovem guarda-redes de sempre na Champions, mas também cometeu o erro que decidiu o jogo. Em 12 participações na fase de grupos, desde que a prova foi batizada como Liga dos Campeões, nunca os «encarnados» chegaram a meio sem qualquer ponto somado. O pior que tinham feito foi apenas um ponto, em 2014/15, e acabou eliminado.

O Sporting leva três pontos, ganhos na vitória em casa do Olympiakos na primeira jornada. Depois perdeu com Barcelona em casa e esta noite em Turim, frente à Juventus, por 2-1. Os «leões», que vão na oitava presença na fase de grupos, só se apuraram uma vez, em 2008/09. E nessa época tinham seis pontos somados no final da terceira jornada.

Também o FC Porto leva três pontos, depois de perder com o Besiktas a abrir, ganhar no Mónaco na segunda ronda e ser derrotado agora na visita ao Leipzig. Os «dragões», a equipa portuguesa com mais presenças na prova, a 22ª em curso, já conseguiram apurar-se com esta pontuação nesta fase, mas também já foram eliminados nas mesmas circunstâncias, como pode conferir aqui.

Esta é a sexta vez que Portugal tem três clubes na fase de grupos da prova. Em todas as outras passou pelo menos um deles. Sempre o FC Porto, por uma vez o Benfica: na época passada, a primeira vez em que passaram dois clubes portugueses quando o contingente era de três. Só houve mais duas vezes em que se apuraram dois clubes portugueses: FC Porto e Boavista, que  em 2001/02 passaram para a então segunda fase de grupos, onde foram eliminados, e 2008/09, FC Porto e Sporting.

Esta época o cenário parece complicado, se bem que em graus diferentes para os três. Para já, o registo é mau. Os três «grandes» conseguiram apenas 22,2 por cento dos pontos possíveis, pior do que qualquer registo nesta fase com três equipas em prova. O mais próximo tinha acontecido em 2014/15, quando chegaram aqui com nove pontos entre todos. Muito graças ao FC Porto, que já tinha sete somados. Benfica e Sporting tinham um cada um. Os dragões apuraram-se, os leões ficaram em terceiro e seguiram para a Liga Europa e as águias foram últimas do grupo e disseram adeus à Europa em dezembro.