O FC Porto nunca venceu o Liverpool nos quatro embates oficiais entre os dois emblemas, dois na Taça UEFA, em 2000/01, e outros dois na Liga dos Campeões, em 2007/08. Os dois emblemas têm agora novo encontro marcado, para fevereiro e março e 2018, para os oitavos de final da Champions, segundo ditou o sorteio realizado esta segunda-feira em Nyon.

Fernando Santos vs Gerard Houlier

O primeiro choque entre as equipas de Anfield e Dragão foi ainda no antigo Estádio das Antas, a 8 de março de 2001, em jogo da primeira mão dos quartos de final da antiga Taça UEFA. Um jogo arbitrado por Pierluigi Collina e que acabou sem golos, ficando a eliminatória adiada para Liverpool, onde a equipa de Gérard Houlier acabou por seguir em frente com golos de Murphy (32m) e Owen (38m).

Este FC Porto de 2000/01, comandado por Fernando Santos, contava, entre outros, com Jorge Andrade, Carlos Secretário, Carlos Paredes, Alenitchev, Paulinho Santos, Clayton e Pena. O jovem Deco começou o jogo de Anfield no banco, mas entrou ao intervalo, tal como Capucho e Maric.

O Liverpool seguiu em frente e acabou mesmo por vencer esta Taça UEFA, depois de deixar também o Barcelona pelo caminho, nas meias-finais (0-0 e 0-1), antes de bater o Alavés no jogo decisivo por 5-4, após prolongamento.

Jesualdo Ferreira vs Rafa Benítez

FC Porto e Liverpool voltaram a cruzar-se seis anos depois, na temporada 2007/08, desta feita na fase de grupos da Liga dos Campeões. No primeiro jogo, já no Dragão, registou-se um empate 1-1. Lucho González, na transformação de uma grande penalidade, deu vantagem aos portugueses comandados por Jesualdo Ferreira, mas o holandês Dirk Kuyt empatou ainda na primeira parte para os ingleses conduzidos por Rafa Benítez.

Na segunda mão, o Liverpool começou por ganhar vantagem, com golo de Fernando Torres, o FC Porto ainda empatou, por Lisandro López, mas a eliminatória ficou decidida com mais três golos de rajada, marcados nos últimos instantes da partida por Torres, Steven Gerrard e Peter Crouch. Um FC Porto que, além de Lucho e Lisandro, contava também nas suas fileiras com Helton, Bruno Alves, Bosingwa, Paulo Assunção, Quaresma, Nuno Espírito Santo, Pedro Emanuel, Raúl Meireles e Hélder Postiga.

Neste ano, os dois emblemas, acabaram por seguir para os oitavos de final, com o FC Porto a somar mais um ponto do que o Liverpool no grupo A, mas os portugueses acabaria por cair logo a seguir, diante do Schalke (1-0 e 0-1, 1-4 gp). O Liverpool ainda afastaria o Arsenal, antes de cair diante do Chelsea já nas meias-finais, numa competição que acabou por ser ganha pelo Manchester United de Cristiano Ronaldo.