Esta semana cai o pano sobre a fase de grupos da Liga dos Campeões e já há muita coisa definida, nomeadamente em relação a FC Porto e Benfica, as equipas portuguesas em prova. Os dragões fecham na Turquia, onde chegam já apurados e em primeiro lugar no grupo, as águias despedem-se da prova na Luz, frente ao AEK, já sem hipóteses de apuramento mas com a presença na Liga Europa garantida. Ao todo há já 12 equipas apuradas e quatro lugares para decidir na última ronda.

Além do FC Porto, seguem para os oitavos desde já Ajax, Roma, Real Madrid, Juventus, Manchester United, Manchester City, Bayern Munique, Atlético Madrid, Borussia Dortmund e Schalke.Há muitas posições para definir também entre equipas mais apuradas, mas a maior expectativa centra-se nos grupos onde ainda falta entregar os últimos bilhetes. Antes de todos o Grupo C, o único sem nenhuma equipa apurada e com Nápoles, PSG e Liverpool na corrida. Também o Grupo F, com Shakhtar Donets e Lyon a decidirem quem passa em confronto direto. Segue-se um olhar para os vários cenários sobre a mesa na última jornada.

Todos os resultados e classificações da Champions

O que vai decidir-se na última jornada:

Terça-feira:

Grupo A

Mónaco-Borussia Dortmund, 20:00

Club Brugge-Atlético Madrid, 20:00

At. Madrid e Borussia Dortmund apurados, partem com 12 e 10 pontos, respetivamente. Os «colchoneros» garantem o primeiro lugar se vencerem ou se o Dortmund não vencer. Os alemães passam na frente se ganharem ao já eliminado Mónaco e o Atlético não vencer. O Club Brugge segue para a Liga Europa.

Grupo B

Inter-PSV Eindhoven, 20:00

Barcelona-Tottenham, 20:00

O Barcelona tem apuramento e primeiro lugar garantidos, a segunda vaga joga-se entre Tottenham e Inter, ambos com sete pontos. O golo marcado no Giuseppe Meazza na primeira volta dá vantagem aos ingleses no confronto direto. Uma vitória ou um resultado melhor ou igual ao do Inter apura portanto os Spurs. A equipa que não se apurar segue para a Liga Europa, o PSV já está eliminado.

Grupo C:

Estrela Vermelha-PSG, 20:00

Liverpool- Nápoles, 20:00

O único grupo que tem tudo em aberto e uma última jornada que será seguramente intensa. Nápoles (9 pontos), PSG (8) e Liverpool (6) na corrida pelos dois lugares. Aos italianos basta um empate, que nesse caso apuraria também o PSG. Mas o Nápoles até pode perder, se os franceses também sairem derrotados de Belgrado. Nesse caso passariam Nápoles e Liverpool. O PSG também se apura se ganhar. O Liverpool precisa de vencer e, em caso de vitória do PSG, por um resultado que lhe dê vantagem no confronto direto com o Nápoles (perdeu 1-0 na primeira volta). Há ainda a possibilidade de terminarem os três em igualdade pontual. Nesse caso o Liverpool passaria desde logo, por ser quem tem mais pontos no confronto direto, enquanto o segundo lugar se decidiria nos golos. A diferença entre Nápoles e PSG é nesta altura de zero para os franceses e +1 para os italianos. Só não passaria o PSG se o Nápoles perdesse marcando pelo menos três e por diferença de apenas um. É que aí já equilibrava ou ganhava vantagem no critério de golos marcados. Sim, há todas estas possibilidades. E ainda há o Estrela Vermelha de olho na Liga Europa, que conseguirá se ganhar e o Liverpool perder.

Grupo D

Schalke 04-Lokomotiv Moscovo, 17:55

Galatasaray- FC Porto, 17:55

O FC Porto apurado em primeiro lugar e à procura de mais uma vitória que lhe permita chegar aos 16 pontos, igualando o seu melhor registo na prova, o Schalke com o segundo lugar garantido. Resta a luta de Galatasaray e Lokomotiv pela Liga Europa, separados por um ponto. Os turcos têm vantagem no confronto direto e passam se ganharem aos dragões, ou se o Lokomotiv não vencer. Aos russos resta ganhar e esperar que o Galatasaray não vença.

Quarta-feira

Grupo E

Benfica-AEK, 20:00

Ajax-Bayern Munique, 20:00

Bayern Munique e Ajax estão apurados, o Benfica é terceiro e o AEK está eliminado. Resta decidir o primeiro lugar, que será do Bayern (13 pontos contra 11 do Ajax) em caso de vitória ou empate. O Benfica arrisca ainda fazer a segunda pior prestação de sempre na fase de grupos da Liga dos Campeões em termos de pontos somados, se perder com o AEK.

Grupo F

Manchester City- Hoffenheim, 20:00

Shakhtar Donetsk-Lyon, 20:00

O Manchester City apurado e à procura do primeiro lugar num grupo onde todas as equipas têm ainda algo em jogo e o segundo bilhete se decide no confronto direto entre o Shakhtar de Paulo Fonseca e o Lyon. Os franceses partem com sete pontos e os ucranianos com cinco, portanto só se apuram se ganharem. Um empate garante a Liga Europa ao Shakhtar, ou mesmo uma derrota caso o Hoffenheim não vença. Quanto ao primeiro lugar, ao City basta um empate, mas também pode perder se o Lyon não ganhar.

Grupo G

Real Madrid-CSKA Moscovo, 17:55

Viktoria Plzen-Roma, 17:55

O Real Madrid é primeiro, a Roma segunda, seguem ambos para os oitavos. Falta decidir quem vai à Liga Europa, com CSKA e Viktoria Plzen em igualdade pontual e vantagem dos checos no confronto direto. Os russos só se apuram portanto se fizerem melhor resultado que o Plzen.

Grupo H

Young Boys-Juventus, 20:00

Valência-Manchester United, 20:00

Juventus e Manchester United apurados, Valência terceiro e o Young Boys eliminado. Falta decidir p primeiro lugar, quando a Juve tem 12 pontos e o United 10. A Juve passa na frente se vencer ou se os «red devils», com vantagem no confronto direto, não ganharem. O United tem mesmo de vencer e esperar que a Juve não ganhe.

Critérios de desempate da Liga dos Campeões:

1. Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas 

2. Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas

3. Maior número de golos nos jogos entre as equipas empatadas

4. Maior número de golos fora de casa nos jogos entre as equipas empatadas

5. Se se mantiver empate para duas equipas após aplicação dos critérios anteriores, eles aplicam-se de novo para as equipas que restarem empatadas

6. Melhor diferença de golos em todos os jogos do grupo

7. Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo

8. Maior número de golos fora em todos os jogos do grupo

9. Maior número de vitórias em todos os jogos do grupo

10. Maior número de vitórias fora em todos os jogos do grupo

11. Critério disciplinar

12. Coeficiente