O apuramento para o play-off da Liga dos Campeões garantiu já ao Benfica um mínimo de 7.92 milhões de euros em prémios e manteve as águias na rota de um bolo muito maior, próximo dos 43 milhões de euros. Uma verba ligeiramente superior no caso do FC Porto, a única equipa com presença assegurada na fase de grupos esta época.

O primeiro montante assegurado pelo Benfica é a soma do valor pago pela UEFA a quem for eliminado no play-off, cinco milhões de euros, mais o prémio de acesso à fase de grupos da Liga Europa, desde já garantido para as equipas não campeãs que estão no play-off.

Se passar o PAOK e chegar à fase de grupos, o Benfica não ganha esses 7.92 milhões, mas em contrapartida chega ao grande bolo: 42.95 milhões de euros, só em prémios de qualificação.

O FC Porto, por seu lado, tem desde já assegurados 44.05 milhões de euros, apenas pela presença na fase de grupos.

A UEFA mudou este ano a distribuição dos prémios, junto com o formato acesso à competição. Além da verba fixa pelo acesso à fase de grupos, junta-se o prémio baseado no coeficiente do clube com base nas performances dos últimos 10 anos e numa ponderação do histórico de vitórias nas competições europeias.

O prémio de presença nos grupos soma esses dois parâmetros. São 15.25 milhões para cada um dos 32 clubes pelo apuramento, mais um valor pelo coeficiente, superior no total do bolo, que se divide em parcelas de 1.108 milhões de euros: o primeiro do ranking recebe esse valor vezes 32 e por aí abaixo.

O FC Porto é oitavo em absoluto nesse ranking (que pode conferir aqui) e o Benfica é 10º. Mas os «dragões» sobem uma posição, uma vez que o Chelsea não está na Champions. E os «encarnados», se se apurarem, sobem duas, porque o Arsenal também não está.

Esta é a principal fatia do bolo, mas não fica por aqui. Há ainda os prémios decorrentes dos resultados em campo: 2.7 milhões por vitória e 900 mil euros por empate. Acresce que a UEFA vai ainda redistruibuir o que sobra em caso de empate - 900 mil euros por jogo - pelos clubes presentes na fase de grupos, proporcionalmente às vitórias que somaram.   

Depois ainda há o valor de «market pool», com menos peso esta época mas ainda assim 15 por cento do bolo total. Esse valor é apurado no final, em função do valor proporcional do mercado televisivo de cada país, do número de clubes de cada país em prova e da sua performance em campo.

Estes são os valores dos prémios diretamente distribuídos pela UEFA. A esses haverá a somar as receitas diretas dos clubes, começando pelas receitas de bilheteira em cada jogo.