Sergei Semak, treinador do Zenit, não poupou elogios ao Benfica, na antevisão do jogo desta quarta-feira, relativo à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas escondeu o jogo em relação à sua equipa, revelando apenas que, em relação ao ataque, Malcom não recuperou, mas o avançado iraniano Saram Azmoun pode voltar a ser opção. O treinador russo assumiu ainda que esteve interessado em contratar Grimaldo, mas o clube acabou por recuar perante os números apresentados pelo Benfica.

«Não vamos ter o Malcom amanhã, ainda está a recuperar da lesão que sofreu. Não posso ainda dizer quando é que o Malcom vai voltar. Não era o que queríamos, o Malcom é importante para a equipa, contamos com ele, mas no futebol é normal ter este tipo de lesões. O Sardar Azmoun não jogou no último jogo [derrota como o Lokomotiv, 0-1], mas amanhã já vai poder estar em campo e mostrar as suas qualidades», começou por destacar.

Ivanovic: «Golo ao Benfica foi um dos mais importantes da minha carreira»

O Zenit, na primeira jornada, foi a Lyon arrancar um empate 1-1, numa partida em que Semak apostou em três centrais. A jogar em casa, a receita não será necessariamente a mesma. «Tudo é possível, definimos o esquema tático antes do jogo, depende da disponibilidade dos jogadores e do adversário. Amanhã vamos ver», limitou-se a referir.

Uma coisa é certa, Semak não vai montar uma equipa para anular o Benfica. O treinador defende que terá de ser o Zenit a condicionar o adversário. «Vamos pensar mais nos nossos jogadores. Temos alguns jogadores com problemas, temos de ver isso primeiro, depois, só a partir daí é que vamos escolher. Mas tenho a certeza que todos os que estiveram em campo vão dar o seu melhor para vencer este jogo», destacou.

«Grimaldo é um jogador muito caro»

O treinador russo destacou a forma como o Benfica joga pelos corredores e, nesse contexto, assumiu que o clube tentou contar Grimaldo no último defeso. «Sim, é verdade, tínhamos interesse no Grimaldo, mas é um jogador muito caro e não foi possível. Sabemos que o [André] Almeida está lesionado, mas não só esses que são perigosos. O Pizzi é um jogador com muita técnica, os jogadores do ataque também são muito bons. Como é normal nas equipas portuguesas, todos os jogadores têm uma qualidade muito boa», destacou.

A imprensa russa destaca a capacidade do Benfica em manter a posse de bola. «Não posso dizer que a qualidade principal do Benfica é só ter bola, gostam de atacar pelas alas, com passes em profundidade. É uma equipa com muita qualidade. Amanhã vai ser um grande jogo, vai se uma festa», comentou.

Nos últimos jogos, o Zenit goleou o Rubin Kazan por 5-0, mas depois perdeu com o Lokomotiv por 0-1. «É normal no futebol. Há exibições melhores e outras piores. Não penso que tenha sido um problema tático. O Lokomotov defende muito bem, colocaram-nos muitas dificuldades e o nosso ataque não teve a velocidade que precisava. Mas até ao último minuto tentaram ganhar. Não aconteceu, amanhã é outro jogo, é Liga dos Campeões, temos de estar motivados», explicou.

O Zenit jogou no sábado em Moscovo, volta a jogar nesta quarta-feira e quatro dias depois tem novo jogo, marcado para de manhã. «Não somos nós que fazemos os calendários dos jogos. Pode não ser confortável, mas temos de jogar, temos de dar o nosso melhor, tanto amanhã, como no próximo jogo», referiu.

Tal como Ivanovic, Semak, antigo jogador do CSKA, Rubin Kazan e Zenit, também chegou a defrontar o Benfica como jogador. «São equipa completamente diferentes. São os jogadores que definem uma equipa, os jogadores não são os mesmos. O Benfica tem uma história muito grande, é campeão de Portugal, é uma equipa que joga ao ataque. Podemos esperar um jogo interessante», comentou ainda.