O F.C. Porto vai defrontar pela terceira vez uma equipa francesa na Liga dos Campeões 2003/04 quando no próximo dia 26 jogar a final com o Mónaco. No historial dos confrontos entre os dragões e as equipas gaulesas nas competições europeias, os portugueses têm uma vantagem bastante significativa, sobretudo nesta temporada.
Em nove vezes que o F.C. Porto se cruzou com emblemas franceses nas taças europeias, o clube da Cidade Invicta seguiu em frente cinco vezes em confrontos a eliminar, foi afastado duas e, em sistema de grupos, passou uma vez e ficou para trás outra. No saldo contabilístico destes 18 jogos, o F.C. Porto registou nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 26 golos marcados e 16 sofridos.
O primeiro embate entre portistas e franceses aconteceu na época 1964/65, com o Lyon (com quem a equipa de José Mourinho se cruzou esta época), para a Taça das Taças. Mas o F.C. Porto já defrontou gauleses em todas as competições europeias, incluindo a Taça das Feiras. Nestes embates a eliminar, os portugueses afastaram o Lyon duas vezes, o Stade Français, o Nantes e o Lens.
Nas ocasiões em que o F.C. Porto ficou a perder numa eliminatória foi afastado pelo Nantes e pelo Bordéus (esta vez com a particularidade de ter sido por moeda ao ar). Nas duas vezes em que se cruzaram dragões e franceses em fases de grupos no modelo da Liga dos Campeões, o F.C. Porto foi uma vez eliminado nessa fase e passou o Nantes; e seguiu outra vez em frente, ficando o Marselha arredado da prova, um registo que aconteceu na presente edição.
Mas esta não foi a única vez esta temporada. Até chegar à final da Liga dos Campeões 2003/04, o F.C. Porto defrontou também o Lyon. O confronto com o Marselha deu-se na primeira fase e a equipa de Mourinho venceu os dois jogos, classificando-se no segundo lugar do Grupo F (atrás do Real Madrid). O Lyon cruzou-se no caminho dos portistas nos quartos-de-final e os portugueses voltaram a ficar invictos, com uma vitória e um empate.
Resultados entre o F.C. Porto e equipas francesas:
1964/65, Taça das Taças (primeira eliminatória)
F.C. Porto-Lyon, 3-0
Lyon-F.C. Porto, 0-1
(passou o F.C. Porto)
1965/66, Taça das Feiras (primeira eliminatória)
Stade Français-F.C. Porto, 0-0
F.C. Porto-Stade Français, 1-0
(passou o F.C. Porto)
1966/67, Taça das Feiras (primeira eliminatória)
F.C. Porto-Bordéus, 2-1
Bordéus-F.C. Porto, 2-1
(passou o Bordéus por moeda ao ar)
1971/72, Taça UEFA (primeira eliminatória)
F.C. Porto-Nantes, 0-2
Nantes-F.C. Porto, 1-1
(passou o Nantes)
1995/96, Liga dos Campeões (fase de grupos)
Nantes-F.C. Porto, 0-0
F.C. Porto-Nantes, 2-2
(o Nantes passou à fase seguinte e o F.C. Porto não)
2000/01, Taça UEFA (quarta eliminatória)
F.C. Porto-Nantes, 3-1
Nantes-F.C. Porto, 2-1
(passou o F.C. Porto)
2002/03, Taça UEFA (terceira eliminatória)
F.C. Porto-Lens, 3-0
Lens-F.C. Porto, 1-0
2003/04, Liga dos Campeões (fase de grupos)
Marselha-F.C. Porto, 2-3
F.C. Porto-Marselha, 1-0
(o F.C. Porto passou à fase seguinte e o Marselha não)
2003/04, Liga dos Campeões (quartos-de-final)
F.C. Porto-Lyon, 2-0
Lyon-F.C. Porto, 2-2
(passou o F.C. Porto)