O Estoril em Eindhoven, o Rio Ave em casa frente ao Dínamo Kiev. Desafios diferentes para as duas equipas portuguesas que entram em prova nesta quinta-feira na Liga Europa, a segunda competição da UEFA. Aberta a muita gente, são 48 participantes de nada menos que 26 países, mas com muita gente grande a reclamar favoritismo.

A começar pelo primeiro rival do Estoril. O PSV é uma das cinco equipas que já foram campeãs europeias a entrar na edição deste ano da Liga Europa: os outros são Inter, Feyenoord, Celtic e Steaua Bucareste. E depois há nomes fortes como o Sevilha, atual detentor do troféu, o Tottenham, o Nápoles, o Everton, a Fiorentina ou o Villarreal, para citar alguns.

O desafio será difícil para os portugueses, ambos com pouca experiência nestas andanças. Para o Estoril é apenas a segunda presença europeia, depois da estreia na época passada, quando a equipa então orientada por Marco Silva ficou pela fase de grupos, sem ter conseguido vencer qualquer jogo. Quanto ao Rio Ave, estreou-se em absoluto esta temporada, passando com sucesso duas pré-eliminatórias, frente aos suecos do Gotemburgo e do Elfsborg.

O primeiro adversário do Estoril é de outra dimensão. Treinado pelo antigo internacional Philip Cocu, o PSV é líder na Holanda, agora em igualdade com o Zwolle, com quem perdeu na última jornada. Tem muito talento, mas terá para este primeiro jogo também uma baixa importante: Memphis Depay, lesionado. O Grupo E, onde está o Estoril, é tudo menos simpático. Os outros adversários são o Panathinaikos, que tem o português Zeca, e o Dínamo Moscovo, com confronto marcado nesta primeira jornada para Atenas.

Quanto ao Rio Ave, tem um grupo teoricamente mais acessível, numa abordagem teórica antes da estreia em casa frente ao Dínamo Kiev de Miguel Veloso, integrado na comitiva de 21 jogadores que viajaram para Vila do Conde.

Moral não falta à equipa de Pedro Martins, que além das noites felizes que já viveu esta época na Europa conseguiu um arranque notável na Liga. Apenas perdeu os primeiros pontos na última jornada, em casa do Moreirense, está na frente com 10 pontos, ao lado de Benfica, FC Porto e V. Guimarães. Na antevisão ao jogo, Pedro Martins deixou bem clara a motivação da equipa. O outro jogo do Grupo J coloca frente a frente nesta jornada o Steaua Bucareste e os dinamarqueses do Aalborg.

Seria histórico, claro, um apuramento de Rio Ave, ou do Estoril. Duplamente, uma vez que nenhuma das equipas portuguesas que não os três grandes e o Sp. Braga conseguiram até hoje ir além da fase de grupos da Liga Europa, desde que esta substituiu a Taça UEFA, em 2009.

A Liga Europa tem falado muito português, mas com os protagonistas do costume. O FC Porto venceu uma edição, em 2011, tendo o Sp. Braga como adversário, o Benfica foi a duas finais consecutivas, ambas perdidas, a última delas na época passada, frente ao Sevilha. Há ainda uma meia-final do Sporting, em 2012.

O Sevilha será um dos protagonistas do jogo-cartaz desta primeira jornada. Os espanhóis iniciam a defesa do troféu frente ao Feyenoord, com uma dúvida em aberto. O português Beto está a recuperar de lesão e, embora já tenha voltado aos treinos, não há certeza de que já esteja apto. Unai Emery só divulga a convocatória, que deverá contar de resto com os portugueses Daniel Carriço e Diogo Figueiras, no próprio dia do jogo.

Há de resto muitos portugueses em campo. A começar pela armada do D. Zagreb, onde estão Eduardo, Paulo Machado, Wilson Eduardo e Ivo Pinto, que recebe os romenos do Astra nesta primeira ronda. O Dnipro de Bruno Gama defronta um dos ilustres da prova, o Inter, enquanto o Wolfsburgo de Vieirinha tem outro dos desafios de alto nível da ronda, no terreno do Everton.

O Lille, de Rony Lopes, recebe os russos do Kuban Krasnodar, onde está Marat Izmailov. O PAOK de Miguel Vítor, recebe o Dínamo Minsk, a equipa que afastou o Nacional, o Trabzonspor de Bosingwa vai à Ucrânia defrontar o Metalist e o Legia, no mesmo grupo em que o Legia, de Orlando Sá e Hélio Pinto, recebe os belgas do Lokeren.

Todos os jogos e classificações da Liga Europa

Grupo A

Borussia Monchengladbach (Alemanha)-Villarreal (Espanha), 18:00
Apollon (Chipre)-Zurique (Suíça), 18:00

Grupo B

Club Brugge (Bélgica)-Torino (Itália), 18:00
FC Copenhaga (Dinamarca)-HJK Helsínquia (Finlândia), 18:00

Grupo C

Partizan (Sérvia)-Tottenham (Inglaterra), 18:00
Besiktas (Turquia)-Asteras Tripolis (Grécia), 18:00

Grupo D

Salzburgo (Áustria)-Celtic (Escócia), 18:00.
Dinamo Zagreb (Croácia)-Astra (Roménia), 18:00

Grupo E

PSV Eindhoven (Holanda)- Estoril (Portugal), 18:00
Panathinaikos (Grécia)-Dínamo Moscovo (Rússia), 18:00

Grupo F

Qarabag (Azerbeijão)-Saint-Étienne (França), 17:00
Dnipro (Ucrânia)-Inter (Itália), 18:00

Grupo G
 
Standard Liège (Bélgica)-Rijeka (Croácia), 20:05
Sevilha (Espanha)-Feyenoord (Holanda), 20:05

Grupo H

Lille (França)-Kuban Krasnodar (Rússia), 20:05
Everton (Inglaterra)-Wolfsburgo (Alemanha), 20:05

Grupo I

Young Boys (Suíça)-Slovan Bratislava (Eslováquia), 20:05
Nápoles (Itália)-Sparta Praga (Rep. Checa), 20:05

Grupo J

Steaua Bucareste (Roménia)-Aalborg (Dinamarca), 19:00
Rio Ave (Portugal)-Dínamo Kiev, (Ucrânia) 20:05

Grupo K

PAOK Salónica (Grécia)-Dínamo Minsk (Bielorrússia), 20:05
Fiorentina (Itália)-Guingamp (França), 20:05

Grupo L

Metalist (Ucrânia)-Trabzonspor (Turquia), 20:05
Légia Varsóvia (Polónia)-Lokeren (Bélgica), 20:05