* enviado-especial à Suécia


Pedro Martins, treinador do Rio Ave, não faz a coisa por menos: «Quero fazer história!»

O técnico sabe que está a apenas 180 minutos de poder colocar o Rio Ave na fase de grupos da Liga Europa. Mas, na antevisão do encontro desta quinta, em Boras, na Suécia, Pedro Martins lança o aviso: «Este duelo com o Elfsborg vai ser resolvido em 180 minutos. E vai ser muito equilibrado».

Sem fazer «promessas que no futebol não fazem muito sentido, porque tudo muda muito rapidamente e há muita imprevisibilidade», Pedro Martins faz questão de garantir: «Vamos aparecer bem. A equipa está bem, equilibrada, consistente. Mas sabemos que o adversário é forte, será bastante difícil».

Meio a brincar, meio a sério, Pedro Martins lançou: «Assinava por baixo se me dissessem que o Rio Ave iria repetir amanhã o resultado de Gotemburgo...»

Referindo-se sempre de forma elogiosa em relação ao adversário, Pedro Martins apontou: «O Elfsborg é mais forte que o Gotemburgo. Mais experiente, mais consistente, uma equipa um pouco diferente. O Gotemburgo tinha jogadores que exploravam bem o contra-ataque... Era um pouco diferente. Mas sabemos as dificuldades que nos esperam». 

Ainda sobre o Elfsborg, Pedro Martins lembrou: «O campeonato da Suécia está numa fase muito adiantada, é normal alguma inconstância nos resultados, até porque o Elfsborg está nas competições europeias e outras equipas do campeonato da Suécia não estão. Mas eles estavam em sexto quando do sorteio e agora já vai em terceiro». 

«Bom resultado? Ganhar e não sofrer golos!»

Para Pedro Martins, «um bom resultado neste jogo será vencer e não sofrer golos. Isso seria o ideal. Mas mais uma vez digo: será uma eliminatória muito equilibrada, a decidir em duas mãos, nos 180 minutos».