O MOMENTO

Nacional: Manuel Machado vai para a terceira época consecutiva no Nacional e para esta temporada perdeu três jogadores-chave no onze da temporada passada: o central Mexer e os avançados Candeias e Djaniny. Perdeu também Claudemir e Diego Barcelos, mas viu chegar onze caras novas para a luta nas duas frentes: no campeonato, onde o objectivo é voltar a um lugar europeu; e na Liga Europa, onde a meta, por agora, é chegar à fase de grupos.

Moreirense: Campeão da II Liga na época passada, o Moreirense tem novo treinador. Miguel Leal, ex-Penafiel, tem como objectivo tentar a manutenção no principal escalão do futebol português e para isso conta com catorze caras novas. Entre os reforços está o avançado Gerso, por empréstimo do Estoril.

AUSÊNCIAS

Nacional: Skolnik (lesionado)

Moreirense: -

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado: «Começar bem é fundamental. Entrar num ciclo positivo é importante, embora saibamos que o Moreirense é uma equipa muito arrumada, com um treinador que pensa futebol de forma correta. Espero por isso um Moreirense muito bem organizado defensivamente e a tentar o contra ataque.»

Miguel Leal: «O que digo sempre aos jogadores é que se não conseguirmos ganhar, empatamos. O meu discurso é sempre esse: jogar para ganhar, se não conseguirmos, jogamos para não perder. Acredito sempre que, num jogo de futebol, quando se preparam, as equipas têm sempre a possibilidade de ganhar.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Na Madeira, Nacional e Moreirense só se defrontaram sete vezes e apenas três vezes na Liga. A vantagem da totalidade dos encontros é…,curiosamente, para a equipa visitante que na Choupana já conseguiu três vitórias (a última aconteceu há duas épocas). Houve ainda dois empates e duas vitórias para o Nacional.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Nacional



Outros convocados: Rui Silva; Sequeira, Boubacar, Ayala, Willyan, Camacho e Lucas.

Moreirense:


Outros convocados: Gideão, Anilton, André Marques, Diogo Cunha, Luís Aurélio, Jorge Monteiro, Arsénio e Cardozo.