Arouca-Estoril AO MINUTO

Quiseram os caprichos do sorteio que este jogo, que aconteceu na época passada à segunda jornada, fosse este ano disputado logo na ronda inaugural. As semelhanças estarão apenas nos equipamento e nos elementos que continuam nas respetivas equipas, de ambos os lados. De resto, tudo desigual.

O Momento

Arouca:

A pré-época foi satisfatória e decorreu sem grandes sobressaltos, beneficiando do facto de grande parte do plantel ter continuado sob as ordens de Pedro Emanuel e assim ter sido possível integrar melhor os poucos reforços. Apenas duas derrotas, outros tantos empates, e quatro vitórias são um pecúlio nada despiciente. Os jogadores revelam a expetativa habitual pela estreia, diante de uma equipa europeia, a quem querem, natualmente, ganhar, não só pelo estatuto que os canarinhos já possuem, mas também pela exigência do calendário inicial em que amealhar pontos em casa será muito importante.

Estoril:

Perdeu alguns elementos prepoderantes como Gonçalo Santos, Evandro, Carlitos ou Tiago Gomes, além do próprio Marco Silva, e a herança de José Couceiro ficou bastantes pesada depois do quinto e quarto lugares alcançados nas últimas duas temporadas. Há novos protagonistas, como Tozé ou Kuka – atenção a este extremo cabo-verdiano que fez 14 golos e 40 jogos no ano passado pelo Desp. Chaves... – , sem esquecer que Yohan Tavares, para já, fica no clube, e Bruno Nascimento está de regresso. Ainda assim, a aposta deverá centrar-se essencialmente no núcleo duro que tão boa conta deu de si na temporada passada. A pré-época foi auspicíosa, sem qualquer derrota, três vitórias, e outros tantos empates.

Siga o Arouca-Estoril AO VIVO

Ausências:

Arouca: Colitto e Serginho, lesionados.
Estoril: Javier Balboa, Diogo Baltazar e Bruno Nascimento, lesionados.

Discurso direto:

Pedro Emanuel, treinador do Arouca: «[O Estoril] Mantém uma base em termos de jogadores da época passada, de qualidade, e que os levou a fazer o campeonato excecional que se sabe, com o apuramento para as competições europeus. É uma equipa que nos merece respeito, por essa qualidade, independentemente de ter um novo treinador. Gosta de ter bola, com jogadores na frente que lhe permitem muita dinâmica, uma equipa bastante objetiva, que procura muito a baliza, rápida, e com grande poderio.»

José Couceiro, treinador do Estoril: «Vamos ter cuidado com o Arouca no seu todo. O Estoril está a iniciar um novo ciclo, tem responsabilidade e ambição de vencer o jogo em Arouca. Sabemos que vai ser difícil - provavelmente com muito calor, e além disso, será o primeiro jogo do campeonato - por estarmos em fase inicial. Esperamos ganhar o jogo.»

Histórico de confrontos:

A história dos confrontos entre Arouca e Estoril é muito curta e resume-se a três jogos na vila das cercanias da serra da Freita. Os dois primeiros a contar para a II Liga. As recordações também não são as melhores para os da casa, pois nunca conseguiram ganhar. Em 10/11 o resultado ficou-se por um nulo, mas, na época seguinte, quando os canarinhos subiram de divisão, até golearam (1-4) em Arouca. Na temporada passada, novo triunfo dos homens da Linha, agora por 1-2.

Equipas prováveis:

AROUCA:

Outros convocados: a lista será divulgada esta segunda-feira

ESTORIL:

Outros convocados: Kieszek, Kakuba, Anderson Luís, Rúben Fernandes, Anderson Esiti, Filipe Gonçalves, Bruno Lopes, Arthuro e Ricardo Vaz.