Titular nos últimos dois jogos do Benfica, algo que não acontecia desde abril de 2017, Rafa prefere colocar o foco no coletivo, e não no estatuto que herdou após a lesão de Salvio.

Essa foi logo a mensagem transmitida quando questionado se este era o seu momento. «Não há momento do Rafa, há momento do Benfica. Eu e os meus colegas estamos preocupados em alcançar o objetivo do Benfica, que é o penta», respondeu o internacional português.

«É sempre melhor jogar, mas não me preocupa se jogo ou não. É uma opção do treinador. Estou focado em ajudar o Benfica a alcançar os seus objetivos», acrescentou Rafa, à margem de uma sessão de autógrafos numa loja de um parceiro comercial das 'águias', na qual esteve com Diogo Gonçalves.

O próximo jogo do Benfica é em Paços de Ferreira e o médio mostrou confiança para essa deslocação. «Vai ser um jogo difícil, mas estamos a preparar bem o jogo para chegar lá e conseguir a vitória», disse, não querendo abordar o momento dos rivais: «Não nos preocupamos com as outras equipas, estamos simplesmente focados na nossa equipa.»

«Todos os campeonatos são difíceis. No ano passado também foi e conseguimos, é o que queremos este ano», acrescentou.

Na mesma ocasião, o médio Campeão Europeu em França disse também não estar preocupado com a ida ao Mundial e só quer pensar no Benfica: «Eu aspiro a acabar o campeonato como campeão, depois o que vier é sempre bom.»