Este domingo, Rui Vitória optou por deixar Pizzi no banco de suplentes, algo que não acontecia há quase dois anos para o campeonato. Mais precisamente, desde a receção ao Boavista, no dia 8 de novembro de 2015, que o médio não ficava de fora das escolhas iniciais do técnico do Benfica.

É inegável que Pizzi afirmou-se como uma das figuras do Benfica desde a chegada de Rui Vitória. Porém, é verdade também, que o internacional português demorou quase três meses a afirmar-se como titular indiscutível.

Nos primeiros meses do técnico na Luz, Pizzi alternou presenças no onze inicial com jogos em que não foi utilizado. Contudo, na deslocação a Braga, a contar para a jornada 11 da Liga 2015/16, tudo mudou. Nessa altura, Rui Vitória apostou em Pizzi de início e este correspondeu com um golo. Essa exibição permitiu-lhe ser presença assídua no onze encarnado, visto que, a partir desse jogo, o jogador não mais voltou a ser suplente em jogos do campeonato. Até hoje.

Jogos em que Pizzi foi suplente na época 2015/16:

4.ª jornada: Benfica-Belenenses (Lançado aos 78')
5.ª jornada: FC Porto-Benfica (Lançado aos 82')
6.ª jornada: Benfica-Paços de Ferreira (Suplente não utilizado)
8.ª jornada: Benfica-Sporting (lançado aos 67')
9.ª jornada: Tondela-Benfica (Suplente não utilizado)
10.ª jornada: Benfica-Boavista (Suplente não utilizado)

Apesar de um início algo sinuoso, Pizzi acabou por se afirmar entre os habituais titulares. Na última época, por exemplo, começou de início todos os encontros das águias na Liga o que é sintomático da preponderância que ganhou na equipa.

Este ano o número 21 dos tetracampeões nacionais iniciou todos os jogos do Benfica na Liga, com exceção deste último.

Nove meses depois, o Benfica volta a vencer fora por mais de um golo de diferença



Para além do facto de Pizzi ter começado no banco de suplentes quase dois anos depois, o triunfo do Benfica na Vila das Aves colocou um ponto final no ciclo de vitórias tangenciais longe da Luz. A última vez que os encarnados venceram por mais de um golo de diferença na condição de visitante, foi no dia 7 de janeiro, em Guimarães, frente ao Vitória, com golos de Jonas e Mitroglou.


Desde a passagem incólume pelo Berço da Nação, as águias disputaram doze jogos fora de portas no presente ano civil. Quatro empates, duas derrotas e cinco vitórias, todas pela margem mínima. Ao décimo segundo jogo, eis um resultado expressivo: 3-1 diante dos avenses, um bis de Jonas.

Em suma, um princípio de noite diferente para o tetracampeão nacional.


Resultados do Benfica nos últimos doze jogos fora de portas:

Época 2016/17

Vit. Setúbal-Benfica, 1-0
Sp. Braga-Benfica, 0-1
Feirense-Benfica, 0-1
P. Ferreira-Benfica, 0-0
Moreirense-Benfica 0-1
Sporting-Benfica, 1-1
Rio Ave-Benfica, 0-1

Época 2017/18

Desp. Chaves-Benfica, 0-1
Rio Ave-Benfica, 1-1
Boavista-Benfica, 2-1
Marítimo-Benfica, 1-1
Desp.Aves-Benfica, 1-3