Quase dois meses depois, o Boavista regressou às vitórias na Liga e fê-lo ante o Desportivo das Aves, num duelo entre equipas que partiam para jogo com quatro pontos e em zona de descida. Sorri a pantera, após um jogo no qual, sem dominar, fez mais que o rival para justificar o triunfo.

Tamanho equilíbrio num jogo emotivo, mas com muitas paragens por lesões, podia bem ser resolvido num lance estratégico, de pormenor. Assim aconteceu. Um livre do recém-entrado Rafael Costa, no primeiro toque do médio na bola, encontrou a cabeça de Bruno Gomes para um autogolo que decidiu o jogo, aos 71’.

Foi uma tarde especial para dois jogadores do Boavista: Gonçalo Cardoso fez a estreia absoluta pelo clube aos 17 anos, ao lado de Neris no eixo da defesa. Matheus Índio também se estreou e também a titular. Ambos renderam Sparagna e André Claro nas duas mudanças de Simão, tantas quanto Mota. O técnico do Aves lançou Diego Galo e Amilton, para os lugares de Defendi e do lesionado Hamdou.

Em campo, primeira parte com poucas oportunidades, muitas paragens por motivos físicos. No meio disto, mais vontade do Boavista, mais rematador, com mais posse de bola e cantos.

Rochinha foi quem mais mexeu com o jogo e quase marcou numa jogada por si iniciada, após cruzamento de Carraça (13m). Logo a seguir, Rafael Lopes ganhou espaço, mas rematou por cima.

Foram os dois primeiros avisos de um xadrez bem montado, ante um Aves que só cresceu com o tempo e com contrariedades: herói da última ronda, Vítor Gomes saiu de maca com queixas na cabeça (17m).

Boavista-Desp. Aves, 1-0: filme e ficha do jogo

Até ao descanso, pertenceram aos avenses as melhores ocasiões: Baldé, solto na área, não acertou bem na bola e Rúben Oliveira, após boa jogada coletiva, viu o remate desviado para canto. Em cima do descanso, Espinho e Simão responderam, mas sem pontaria.

A segunda parte trouxe um Boavista mais ávido pelo golo. E Rafael Lopes podia ter materializado essas intenções, negadas por Beunardeau no cara a cara (54m). Pouco depois, Rochinha partiu para cima de Rodrigo e só o guardião francês negou o golo.

Com pouco mais de meia hora pela frente, Simão e Mota sentiram que o jogo pedia mudança. O último lançou Mato Milos e depois Braga, face à lesão de Rúben Oliveira. O primeiro estreou Koneh e acertou depois em cheio com Rafael Costa.

O primeiro toque do médio na bola foi decisivo, já que foi do livre por si batido que nasceu o único golo.

Boavista-Desp. Aves, 1-0: os destaques do jogo

O Desp. Aves tentou reagir ao tento sofrido e o golo esteve perto, até dos dois lados. Primeiro, Koneh falhou de forma incrível na cara de Beunardeau. Depois, Bruno Gomes teve o empate à boca da baliza.

Houve emoções até final, Jorge Simão e o treinador de guarda-redes foram expulsos e o golo podia ter aparecido aqui e ali. Mas nada mais mudou e o Boavista agarrou a vitória.

Após duas derrotas caseiras, o Boavista soma os primeiros pontos em casa e o Desp. Aves continua sem pontuar fora, nem no Bessa, em cinco jogos na história da Liga. Afundam os avenses, que podem ficar sós no último lugar, caso o Portimonense pontue ante o Sporting.

Confira o resumo do jogo: