Não tem sido o início de época esperado para o Nacional, com apenas três pontos em quatro jornadas, e Manuel Machado tem bem identificado o problema: a falta de eficácia defensiva. 

«Têm falhado situações no plano defensivo. Os últimos cinco golos que sofremos foram de bola parada. Temos trabalhado muito isso, mas a eficácia defensiva não tem sido a melhor», assumiu o treinador alvi-negro, esperando mudanças já frente ao SC Braga. 

«É uma questão de atitude e de concentração. Temos de ser mais dinâmicos, ativos e não reativos», explicou, garantindo, contudo, que pelos desempenhos nestes primeiros quatro jogos, o Nacional deveria ter, pelo menos, seis pontos somados neste momento. 

Para a receção ao SC Braga marcada para este sábado Manuel Machado não tem dúvidas: «Será uma partida intensa. Os desempenhos das duas equipas estão abaixo da dinâmica de jogo que produziram e amanhã ambas as equipas vão querer pontuar. Espero um Braga de excelência. Depois dos três grandes, é o clube que tem uma capacidade aquisitiva diferente dos restantes», 

O treinador elogiou ainda a qualidade do plantel arsenalista.  «Tem muitas soluções do meio campo para a frente pois há uma quantidade de jogadores de qualidade que diferencia o Sp. Braga dos outros clubes», realçou o técnico, reconhecendo, por outro lado, algumas carências no plantel do Nacional desta época.

«Dos 13 jogadores que o Nacional contratou só um é que tem algum passado de Primeira Liga que é o Marco Matias. Todos os restantes vêm das divisões inferiores e são na sua grande maioria muito jovens, por isso terão uma evolução gradual. Alguns vão lá chegar, outros não», admitiu Machado, revelando que os alvi-negros têm o plantel mais jovem da Liga com uma média de idades de 22 anos

«Quando se faz um investimento em jogadores jovens é preciso ter paciência e trabalhar muito», sublinhou, confiante num futuro melhor.