José Mota, treinador do Gil Vicente, diz que os seus jogadores têm de encarar o jogo com o Varzim de «forma consciente e muito responsável». Apesar de a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal colocar o emblema da Liga diante de uma equipa do terceiro escalão, o técnico alerta para a «dinâmica de vitória» dos poveiros, recordando que já eliminaram o Estoril da prova.
 
Admitindo que não fará poupanças, José Mota considera o jogo do próximo domingo muito importante: «Este jogo é uma final e vou dizer porquê: para termos objetivos na Taça temos de ultrapassar o adversário, por isso é uma final. Se não eliminarmos o Varzim é ponto final na Taça».
 
Sobre o adversário, José Mota deixa elogios à equipa orientada por Vítor Paneira: «O Varzim é uma boa equipa, tivemos oportunidade de os ver e avaliar. Sabemos que é uma equipa que tem muita experiência de jogadores que já estiveram na Liga e que comandam a sua série do Campeonato Nacional de Seniores. É uma equipa com muita qualidade e com jogadores que possivelmente daqui a dois ou três anos estarão na Liga de uma forma natural».
 
Face à valia do adversário, e em virtude de a eliminatória se resolver apenas num jogo, José Mota alerta os seus jogadores que não podem pensar que este será «um jogo fácil de Taça de Portugal em que mais tarde ou mais cedo as coisas acontecem».
 
O técnico do Gil Vicente sonha poder marcar presença na final da «prova rainha» do futebol português, não escondendo o desejo de chegar ao Jamor. «Todos sonhamos e todos pensamos que o jogo mais importante na carreira de um jogador e de um treinador é sempre uma final da Taça de Portugal. É o jogo que todos ambicionam lá chegar. Sinceramente, ambicionaria muito lá chegar», referiu o técnico na conferência de imprensa de antevisão do embate com o Varzim.
 
Gil Vicente e Varzim medem forças no domingo pelas 15 horas, no Estádio Cidade de Barcelos.