Hadi Sacko vai ser reforço do Sporting: foi o próprio quem o confirmou ao L’Équipe, adiantando que chega quinta-feira para fazer os exames médicos e assinar contrato por cinco anos.

Depois de um mês de avanços e recuos, o próprio Sacko fez questão de pedir ao treinador Willy Sagnol para o deixar sair para o Sporting, no último passo para completar as negociações.

Como o Maisfutebol escreveu na segunda-feira, Willy Sagnol era o principal obstáculo à saída do jovem jogador, que terminava contrato no final desta época. Depois desse pedido tudo se precipitou e Hadi Sacko confirma que falta muito pouco para ser oficialmente jogador do Sporting.

«Foi uma escolha que eu fiz e muito refletida. Eu tinha vontade de sair, precisava de um novo desafio, mesmo se o treinador Willy Sagnol me garantia que contava comigo», referiu Sacko.

«O meu empréstimo na última época ao Le Havre fez-me amadurecer esta ideia. Sou jovem, preciso de sair para aprender e jogar. O Sporting está envolvido em várias competições, espero conseguir ter tempo de jogo. Sei que é um grande desafio, mas preciso disso.»

Nascido em 24 de março de 1994, com vinte anos, portanto. Hadi Sacko é um avançado móvel, que também pode jogar como médio ofensivo ou extremo. Assinou o primeiro contrato profissional pelo Bordéus em maio de 2012, com 18 anos, tendo subido à equipa principal na época seguinte, em 2012/13.

Nessa temporada cumpriu apenas dez jogos, distribuídos por três competições. Na época seguinte, levava onze jogos em meia época quando foi emprestado pelo Bordéus ao Le Havre. Na II Liga francesa foi titular em todos os dezoito jogos da segunda metade da época, tendo feito quatro golos.

Embora filho de malianos, Sacko nasceu em França, num subúrbio de Paris, e tem por isso a nacionalidade francesa, que o levou a ser internacional sub-16, sub-18, sub-19 e sub-20.

Foi aliás figura de destaque da seleção francesa no último Torneio de Toulon, tendo estado nos cinco jogos disputados pela equipa nacional (fez dois golos). No Torneio de Toulon foi aliás colega de outro jogador do Sporting, o também francês Naby-Sarr.

Refira-se que Naby-Sarr e Hadi Sacko foram os jogadores que fizeram os dois golos com que a França bateu Portugal (2-1) no Torneio de Toulon.



Veja um vídeo em que entra Sacko (número 10):