O MOMENTO
 
V. Guimarães: 
apenas três pontos conquistados nas últimas cinco jornadas colocam os minhotos na pior fase da época. Depois de perder o quarto lugar, que está agora a seis pontos de distância, os vimaranenses vêm o Belenenses aproximar-se perigosamente do quinto lugar. Com os fantasmas da segunda volta pobre da época passada, o conjunto de Rui Vitória precisa urgentemente de regressar aos triunfos, para segurar o quinto lugar e para curar as feridas dos últimos resultados.
 
Marítimo: a equipa de Leonel Pontes ainda não se conseguiu estabilizar a nível de resultados. Depois de ganhar em casa ao FC Porto, somou duas derrotas no seu reduto diante do Gil Vicente e do Belenenses. Pelo meio conseguiu um empate em Coimbra e um triunfo em Penafiel. O conjunto insular está a meio da tabela, no décimo posto da classificação, a dez pontos do primeiro lugar europeu, ocupado precisamente pelo V.Guimarães. Na última jornada os madeirenses perderam nos Barreiros por duas bolas a uma com o Belenenses. 
 
AUSÊNCIAS
 
V.Guimarães
: Pedro Correia, Bruno Alves, Bernard e Alvez (lesionados), Bouba Saré (castigado).
 
Marítimo: Danilo Pereira, Fransérgio, Fernando Ferreira e Igor Rossi
 
DISCURSO DIRETO
 
Rui Vitória
: «Os últimos resultados não foram aqueles que nós queríamos, mas sabemos que são fases que as equipas têm. Será uma batalha difícil, mas queremos muito ganhar. . A nossa identidade não se esconde, somos uma equipa que vai à procura do resultado. O Marítimo é uma equipa que mudou de treinador no início da época, tem tido alternância de resultados e quer muito chegar aos lugares de cima, mas não tem conseguido.»
 
Leonel Pontes: «A equipa tem demonstrado personalidade e caráter. Já virou resultados negativos para positivos, já saiu de momentos difíceis e deu respostas positivas e é isso que esperamos. Será um jogo de grau dificuldade elevado e, por isso, temos que estar ao nosso melhor nível. Temos de transportar para Guimarães aquilo que de bom fizemos na primeira parte frente ao Belenenses e corrigir alguns erros que aconteceram nesse jogo.»
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Supremacia do V.Guimarães nas receções ao Marítimo. Em 34 encontros realizados na Cidade Berço os minhotos somam 14 triunfos, tendo o triunfo sorrido aos insulares por oito ocasiões. Registam-se ainda 12 empates. Na época passada o conjunto de Rui Vitória venceu com um golo de Marco Matias. O último triunfo maritimista no D. Afonso Henriques deu-se na temporada 2011/2012, a contar para a Taça da Liga.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
V.Guimarães:

 
 

Outros convocados: convocatória ainda não divulgada.
 
Marítimo
 
 

Outros convocados: Welligton, Luís Olim, Theo Weeks, Cristian, Éber, Dyego Sousa e Xavier