Dinis Vital, que jogou no Lusitano de Évora e no V. Setúbal, nos anos 1950 e 1960, morreu esta quarta-feira, aos 82 anos,  vítima de doença, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

O antigo guarda-redes  estava internado numa unidade de cuidados continuados e deu entrada no serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo de Évora, na terça-feira à tarde. Segundo a mesma fonte, durante a madrugada, o estado de saúde de Dinis Vital agravou-se e este acabou por falecer.

O alentejano iniciou a carreira no clube da sua terra, o Grandolense, seguindo para o Lusitano de Évora em 1951/52, onde se sagrou campeão da II Divisão Nacional e alinhou na I Divisão.

Em 1966/67, Dinis Vital iniciou outra fase da carreira, ao transferir-se para o V. Setúbal, onde conquistou uma Taça de Portugal.

Em 1959, Vital vestiu a camisola da seleção nacional , pela primeira e única vez - num jogo particular frente à Suíça. O antigo guarda-redes representou várias vezes a seleção militar de Portugal.

Como treinador passou Lusitano de Évora, Grandolense, Vasco da Gama Sines, Juventude de Évora, e esteve no V. Setúbal como treinador de guarda-redes.