Jogador do Bayern nas duas últimas épocas, Lukas Raeder decidiu deixar Munique e assinar pelo Vitória de Setúbal. Com 20 anos, o guarda-redes alemão quer jogar com regularidade e aplicar aquilo que aprendeu com Manuel Neuer.

«Ter jogado no Bayern durante dois anos, com nomes sonantes do futebol mundial, foi um enorme privilégio e permitiu-me aprender a agir em situações críticas do jogo e na forma como podes comunicar com os teus colegas de equipa nesses momentos. Dos jogadores mais experientes tentei absorver tudo o que tinham para ensinar-me. No entanto a minha referência e no meu posto específico, é sem dúvida o Manuel Neuer. Trabalhar com ele foi uma enorme mais-valia. Aprendi bastante e espero colocar esses ensinamentos em prática no futuro», disse o guarda-redes, em declarações reproduzidas pelo site do Vitória.

Terminada a ligação ao Bayern, Raeder foi «seduzido pelo projeto desportivo» que lhe apresentaram em Setúbal, onde passou três dias antes de tomar uma decisão. «Ter adorado a cidade, o clube e as pessoas levaram-me a este novo passo na minha carreira, que vai ao encontro do que ambicionava», explicou.

O guarda-redes quer jogar com regularidade, e sabe que o Vitória «tem tradição e não olha para a idade no momento de apostar nos jogadores». Olha ainda para a Liga portuguesa como uma prova «muito competitiva e com visibilidade considerável». «Os bons clubes europeus estão atentos aos jogadores que despontam em Portugal», acrescenta, com ambição.