Os futebolistas portugueses Flávio Paixão e João Nunes conquistaram, esta quinta-feira, a Taça da Polónia ao serviço do Lechia Gdansk. Na final, realizada em Varsóvia, a equipa polaca bateu o Jagiellonia Bialystok, por 1-0, com o golo decisivo a surgir no sexto de sete minutos de compensação.

Com Paixão e Nunes no onze inicial e em campo no jogo todo, o Lechia fez a diferença com um golo de Artur Sobiech, aos 90+6’, mas houve mais para contar até lá.

O português Flávio Paixão, capitão de equipa, deu vantagem ao Lechia aos 86 minutos, num lance de sucessivas recargas, mas acabou por ver o tento e os festejos já comemorados anulados pelo recurso ao vídeo-árbitro, que anulou o lance por fora de jogo.

Contudo, Paixão teria interferência no lance decisivo, ao cruzar para Sobiech fazer o golo, em cima do apito final.

O clube de Gdansk faz a festa e põe fim a um jejum de 36 anos sem títulos a nível nacional, sendo que esta é a segunda Taça da Polónia do currículo do clube.

Os anteriores dois títulos, curiosamente, foram ambos em 1983, ano da primeira taça e também do êxito na Supertaça, ante Piast Gliwice e Lech Poznan, respetivamente.

Este é o primeiro título como sénior para João Nunes, enquanto Flávio Paixão junta ao currículo esta taça polaca, já depois de ter vencido um campeonato no Irão, pelo Tractor, em 2011/2012.

O título toca também ao defesa central luso-canadiense Steven Vitória, que foi internacional pelas seleções jovens de Portugal e que passou por FC Porto, Tourizense, Olhanense, Sp. Covilhã, Estoril e Benfica, em Portugal.