Está a chegar janeiro de 2015, mês de mercado. E entre os negócios mais apetecíveis desta janela estarão os jogadores que acabam contrato no verão e, portanto, estão livres para negociar com um novo clube e chegar a custo zero. Há muita, muita gente ilustre na lista.


Também os há na Liga. Maxi Pereira ainda não renovou com o Benfica, igualmente na Luz o contrato de Artur Moraes termina em junho, no Dragão é Helton quem está em final de contrato com o FC Porto. Mas, lá por fora, há muito mais nomes na iminência de poderem ficar livres para assinar.


Mesmo admitindo que jogadores como Steven Gerrard, John Terry ou Dani Alves, todos em fim de contrato, resolvam a situação com os clubes em tempo útil, ainda sobra muita gente. E vários portugueses também.


O Maisfutebol selecionou dez nomes em cada uma das cinco grandes Ligas, mais outros tantos de outros campeonatos.


Espanha


Sami Khedira tem o futuro em aberto. Depois de uma grave lesão, o médio voltou a ter problemas físicos e apenas jogou meia centena de minutos esta época, divididos por quatro jogos. O cenário da renovação não foi totalmente afastado, mas nada é seguro sobre o seu futuro nesta altura. A lista de jogadores em fim de contrato tem mais caras conhecidas, incluindo vários portugueses que podem estar a aproximar-se de um fim de ciclo na Liga espanhola: Beto, Duda, Postiga e, claro, João Pereira, afastado da equipa do Valência no início da época.

Sami Khedira (Real Madrid)

Dani Alves (Barcelona)

Stephane Mbia (Sevilha)

Beto (Sevilha)

João Pereira (Valência)

Aduriz (At. Bilbao)

Hélder Postiga (D. Corunha)

Gurpegi (At. Bilbao)

Duda (Málaga)

José Antonio Reyes (Sevilha)

Inglaterra


O capitão Gerrard chegou ao limite quanto ao seu futuro no clube, há negociações mas a ideia é que ao médio não agrada o que o clube lhe propôs. Quanto a Terry, Mourinho já deu a entender que o capitão pode renovar. São no entanto processos em aberto. Entre os jogadores prestes a ficar livres na Premier League há de resto muitos nomes interessantes.


Steven Gerrard (Liverpool)

John Terry (Chelsea)

Michael Carrick (Manchester United)

James Milner (Manchester City)

Anderson (Manchester United)

Glen Johnson (Liverpool)

Kolo Touré (Liverpool)

Ravel Morrison (West Ham)

Emmanuel Adebayor (Tottenham)

Ron Vlaar (Aston Villa)

França


Gignac, o goleador renascido do líder Marselha, mas também o ganês Andre Ayew, encabeçam a lista do campeonato francês, que conta de resto com vários veteranos, mas não só. O português Ricardo Carvalho é outro dos jogadores com final de contrato marcado para o verão.


André-Pierre Gignac (Marselha)

André Ayew (Marselha)

Yoann Gourcuff (Lyon)

Toulalan (Mónaco)

Berbatov (Mónaco)

Maxwell (PSG)

Djibril Cissé (Bastia)

Rio Mavuba (Lille)

Dario Cvitanich (Nice)

Plasil (Bordéus)


Itália


A Serie A vai ver muita gente sair a custo zero em 2015. Ao todo são quase uma centena os jogadores em fim de contrato. Uma seleção, a que se podiam juntar vários outros nomes.
Burdisso, Mauri, Essien, Pazzini, Abbiatti ou o ex-benfiquista Javier Saviola.


Giovinco (Juventus)

Lichsteiner (Juventus)

David Pizarro (Fiorentina)

Aquilani (Fiorentina)

Miroslav Klose (Lazio)

Nigel de Jong (Milan)

De Sanctis (Roma)

Sergio Romero (Sampdoria)

Di Natale (Udinese)

Luca Toni (Verona)


Alemanha

Huntelaar saiu por estes dias da lista, depois de ter renovado com o Shalke, que no entanto ainda tem mais jogadores na iminência de sair em janeiro. Em fim de contrato ainda o guarda-redes Lorius Karius, há muito associado ao Benfica, ou o português Vieirinha.

Van der Vaart (Hamburgo)

Zambrano (Eintracht Frankfurt)

Karim Bellarabi (Bayer Leverkusen)


Christian Fuchs (Schalke)

Tranquillo Barnetta (Schalke)

Vieirinha (Wolfsburgo)

Loris Karius (Mainz)

Halil Altintop (Augsburgo)

Jimmy Briand (Hannover)


Resto do mundo


De Luiz Adriano ao português Danny, em final de contrato com o Zenit, há muitas oportunidades por esse mundo fora. Muitas também no Brasil onde, findo o campeonato, vários clubes não vão renovar com muitos dos jogadores que terminam contrato. Caso do despromovido Botafogo, que deverá deixar sair nomes bem conhecidos do futebol português como Carlos Alberto ou Bolatti, mas também o Fluminense, em contenção de custos.


Luiz Adriano (Shakhtar)

Danny (Zenit)

Alexandre Pato (São Paulo)

Bryan Ruiz (Fulham, Championship)

Schar (Basileia)

John Guidetti (Celtic/City)

Rasmus Elm (CSKA Moscovo)

Pandev (Galatasaray)

Lasse Schone (Ajax)

Ilsinho (Shakhtar)