A judoca portuguesa Telma Monteiro vai lutar pelo ouro nos Mundiais de judo que se realizam em Cheliabinsk, na Rússia, depois de se apurar para a final ao derrotar por ippon a mongol Sumiya Dorjsuren, sétima do ranking mundial.

Na meia-final, Telma Monteiro, 11.ª do mundo, controlou sempre o combate e chegou a ter uma vantagem de dois shido (castigos à adversária), antes de decidir o combate a 1.13 minutos do final, por ippon.

A judoca do Benfica, três vezes vice-campeã do Mundo, tem já assegurada uma nova medalha de prata. Na final encontrará a japonesa Nae Udaka (13.ª do mundo), que na outra meia-final derrotou a francesa Pavia Automne (quarta), campeã da Europa, por yuko.

A judoca do Benfica tinha vencido os seus quatro combates na Pool D, ao derrotar Ketlyn Quadros, Sevara Nishanbaeva, Marti Malloy e Fabienne Kocher, para garantir a qualificação para o lote das quatro atletas discutem as medalhas na jornada da tarde.

Telma Monteiro está a competir no mesmo pavilhão onde se sagrou campeã da Europa em 2012. A judoca tem já garantida a quinta medalha em Campeonatos do Mundo, depois de ter alcançado três pratas (Tóquio 2010, Roterdão 2009 e Rio de Janeiro 2007) e um bronze (Cairo 2005).