O treinador dos San Antonio Spurs, da NBA, não se conteve depois de ouvir as declarações do presidente dos EUA sobre telefonemas às famílias de vítimas da guerra e apelidou Donald Trump de «cobarde sem alma», entre outras coisas.

Gregg Popovich já teve várias opiniões negativas sobre o líder norte-americano, mas, conforme descreve a Sports Illustrated, desta vez quis subir o tom.

Na segunda-feira, Trump concedeu uma conferência de imprensa na qual argumentou que vários presidentes que o antecederam não tinham feito telefonemas às famílias de vítimas falecidas em combate.

Veterano da Força Aérea e treinador de uma das equipas de maior sucesso do Texas, um estado pró-Republicano, Popovich decidiu ligar para um jornalista do The Nation, ao qual expressou o seu estado de alma.

«Este homem que está na sala Oval é um cobarde sem alma que crê que só se pode engrandecer ao minimizar os outros», começou por dizer o técnico.

«Esta tem sido uma prática comum dele, mas fazê-lo desta maneira, e mentir sobre como antigos presidentes responderam à morte de soldados, é ir o mais baixo que pode ir», continuou Popovich.

O treinador dos Spurs disse que «há um mentiroso patológico na Casa Branca», que é «incapacitado a nível intelectual, emocional e psicológico, de modo a manter o seu trabalho».

Gregg Popovich concluiu de seguida: «O mundo inteiro sabe disto, especialmente aqueles que o rodeiam no dia a dia. As pessoas que trabalham com este presidente deviam ter vergonha porque sabem melhor do que ninguém o quão incapacitado ele é e preferem não fazer nada em relação a isso. Isto é a vergonha dessas pessoas, acima de tudo.»