Alberto Contador resistiu a todos os ataques de Chris Froome e arrancou no último quilómetro para vencer a 20ª etapa da Volta a Espanha e, desta forma, ficar praticamente com a terceira vitória assegurada na Vuelta, na véspera do contra-relógio que vai ter lugar em Santiago de Compostela.

Foi emocionante a última etapa de montanha, com Froome a atacar com tudo o que tinha à mão em Ancares, mas com o espanhol a resistir e a poupar fôlego para vencer a etapa nos últimos instantes, ao mesmo tempo que Alejandro Valverde assegurava o terceiro lugar.

Bem apoiado pela Sky Team, Froome não escondeu as suas intenções e foi procurando descolar do espanhol com várias arrancadas nos últimos oito quilómetros. Um duelo que se repetiu vezes sem conta, endurecendo nos últimos metros.

A última tentativa do ciclista britânico foi a dois quilómetros do fim, mas já não havia distância suficiente para ganhar tempo a Contador. Depois de tanto tempo a puxar pelo camisola vermelha, Froome foi ultrapassado no último quilómetro, permitindo a Alberto repetir a vitória de Farrapona.

Uma vitória que deixa praticamente sentenciada a competição, com Contador a manter dezasseis segundos de vantagem na geral sobre o britânico. Caso não haja acidentes, o contra-relógio de 9,7 quilómetros deste domingo será um passeio para o espanhol.

Classificação da geral:
1º Alberto Contador, 5h11:43
2º Chris Froome, + 16 segundos
3º Alejandro Valverde, + 57 segundos
4º Joaquim Rodríguez, +1:18
5º Fabio Aru, 1:21
(…)
16ºAndré Cardoso, +5:21
(…)
56º Sérgio Paulinho, +19:02