João Sousa subiu um lugar no ranking ATP, estando agora no 49º posto, apesar de ter ganhado apenas um encontro nos últimos quatro torneios em que participou.  O tenista português não vence uma partida desde  finais de setembro, quando bateu o russo Teymuraz Gabashvili na ronda inaugural do torneio de Pequim.

Novak Djokovic continua a comandar a classificação mundial, com 2.430 pontos de vantagem sobre o suíço Roger Federer.

Gastão Elias, que acaba de entrar no quadro principal do torneio de Basileia, por intermédio do qualifying, caiu um lugar, figurando agora no 138º posto.

Frederico Silva subiu 27 posições no ranking, alcançando a sua melhor classificação de sempre, o 322º lugar. O jovem reforça assim o estatuto de número quatro português.

Esta subida deve-se à vitória na primeira edição do Azores Open Atlantic Series, que se realizou no fim de semana, em Ponta Delgada. Esta foi a sexta final que Frederico Silva disputou este ano em torneios de categoria future e o segundo título do tenista luso no terceiro escalão do circuito.

A norte-americana Serena Williams continua a comandar o ranking WTA, com uma vantagem de 466 pontos sobre a russa Maria Sharapova.

A número um portuguesa, Michelle de Brito, que não joga desde finais de setembro, caiu uma posição na hierarquia e está em 125º lugar.