Honduras apurou-se esta madrugada para o Mundial 2014, em duas horas incríveis que deixaram o México à beira do escândalo.

O cenário na CONCACAF (América Central e Caraíbas) era este: última jornada, duas equipas apuradas ( Estados Unidos e Costa Rica), uma vaga em aberto e um bilhete para um play-off intercontinental, frente à Nova Zelândia, em novembro. Três jogos à mesma hora.

Honduras entrou em terceiro, com mais três pontos do que o México, que por sua vez tinha mais três do que o Panamá. Parecia tudo relativamente estável, mas o ritmo dos golos tornou a noite incrível.

A seleção de Honduras marcou no primeiro minuto e consentiu o empate aos três. Uau! Aos 33 já estava 1-2, o empate regressou aos 59, de grande penalidade. E acalmou. Este resultado apurava a seleção de Luiz Fernando Suarez, depois da presença no Mundial da África do Sul, em 2010.

Mais abaixo, o México voltava a desiludir. Bryan Ruiz fez 1-0 para a Costa Rica, aos 25 minutos. Peralta empatou aos 29 minutos. Os mexicanos, sem os portistas Herrera e Reyes, sofriam e por um minuto estiveram fora da repescagem. Aos 64 minutos, Saborio recolocou os costa-riquenhos na frente. Como no outro jogo o Panamá vencia os Estados Unidos, a diferença de golos eliminava o México. Durou escassos segundos. Um golo de Orozco (jogador de origme mexicana, a atuar no Puebla) empatou o jogo e elevou a emoção ao máximo. México ou Panamá, quem cairia?

Sentia-se que não ficaria assim. Não ficou. Aos 84 minutos Luis Tejada marcou para o Panamá! Já ninguém queria saber das Honduras, o escândalo era o México cair fora do Mundial. Cairia? Por diferença de golos: 10-12 para o Panamá, 7-9 para o México, nessa altura estava fora. De repente, em pleno período de descontos, os Estados Unidos empatam no Panamá. Incrivelmente, os Estados Unidos ainda tiveram tempo de chegar à vitória, perante um adversário subitamente destroçado! Um rapaz de nome Johannsson selou a partida e retirou o sonho ao Panamá. Sem saber muito bem como, o México salvou-se. Para já, pelo menos.

Os jogos do play-off serão a 13/14 e 20 de novembro.