O Grupo D do Mundial está ao rubro e terá na terceira jornada duas verdadeiras finais. Só a Croácia está apurada e as três seleções restantes têm hipóteses de apuramento. Com a vitória da Nigéria sobre a Islândia por 2-0, a Argentina continua na luta e discutirá com os nigerianos na próxima ronda. Emocionante!

Neste agrupamento, Ahmed Musa foi o herói do dia, já depois de o Brasil ter cumprido in extremis a obrigação contra a Costa Rica. Já nos descontos, Coutinho e Neymar marcaram e fizeram suspirar de alívio a nação canarinha. Carnaval, pois claro. 

Falta falar do terceiro jogo do dia, um não menos emocionante Sérvia-Suíça. Mitrovic, num cabeceamento perfeito, deu a vantagem aos sérvios, mas a ração helvética merece os mais sentidos aplausos. 

Granit Xhaka, com um potente remate de pé esquerdo, e Xherdan Shaqiri, a finalizar um contra-ataque perfeito, deram a volta ao jogo e colocaram a Sérvia numa situação muito difícil. 

No Grupo E só a Costa Rica está fora da luta pela qualificação. Na última ronda há um Brasil (4 pontos)-Sérvia (3 pontos) e um Suíça (4 pontos)-Costa Rica (0 pontos). 

FIGURA DO DIA: Ahmed Musa, claro. Marcou dois golos à Islândia e passou a ser o terceiro melhor marcador africano em Mundiais. O avançado do CSKA conhece bem os relvados russos e foi um tormento para a defesa da Islândia. Vale a pena lembrar que esta tarde, Musa foi um herói na Argentina, que rezava por uma vitória da Nigéria. Mas a próxima jornada do Grupo D reserva um decisivo Nigéria-Argentina. E Musa marcou dois golos à seleção de Messi no Mundial 2014. Isto anda tudo ligado. 

FRASE DO DIA: «Falar até papagaio fala.» Irritado com as críticas constantes ao seu estilo de jogo, Neymar reagiu assim após a vitória do Brasil sobre a Costa Rica. O avançado marcou o segundo golo dos brasileiros, depois de um jogo tumultuoso, no qual foi carregado várias vezes à margem da lei, reagindo quase sempre mal. Goste-se ou não, uma personagem obrigatória. 

IMAGEM DO DIA: Granit Xhaka e Xherdan Shaquiri, ambos de origem kosovar-albanesa, marcaram os golos com que, provavelmente, a Sérvia será afastada do Mundial. Na celebração, os internacionais suiços fizeram com as mãos um gesto a evocar a águia albanesa: dois golos, a mesma provocação aos sérvios. Nenhum deles esquece o local de nascimento e os primeiros anos de vida.