Lá vamos nós para o quinto dia do Mundial, com o segundo jogo do Grupo F e os primeiros do Grupo G, com três duelos intercontinentais marcados para esta segunda-feira. Suécia e Coreia do Sul abrem o dia, pelas 13h00, enquanto a Bélgica defronta o estreante Panamá às 16h00, antes de Inglaterra e Tunísia fecharem mais um dia, com um jogo marcado para as 19h00. Três jogos pouco vulgares, mesmo numa fase final de um Campeonato do Mundo.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Suécia-Coreia do Sul (Grupo F)

13h00, RTP1 e SportTV1

Estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod

Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)

A Suécia chega a este mundial órfã de Zlatan Ibrahimovic [62 golos em 116 jogos], mas com 23 jogadores a jogar no estrangeiro. Os adeptos acreditam que a equipa poderá ser mais consistente sem a «estrela» que comandou a armada nórdica nas últimas competições. A verdade é que a Suécia, com Zlatan, falhou o Mundial 2014, depois de perder o play-off frente a Portugal e desta vez vai mesmo estar na fase final. No entanto, a equipa comandada por Jan Andersson não voltou a marcar um único golo nos jogos de preparação e não vence desde que bateu a Itália na primeira mão do histórico play-off que deixou a squadra azurra fora deste grande palco.

A Coreia do Sul também chega à fase final, a nona consecutiva, com a moral em baixa depois de ter perdido com o Senegal e com a Bósnia-Herzegovina nos jogos de preparação, mas enquanto a Suécia chegou sem Ibrahimovic, a Coreia conta com o seu jogador-talismã: Heung-Min Son. O avançado do Tottenham marcou dezoito golos em todas as competições na última temporada e a grande figura desta seleção asiática.

Conheça melhor as seleções da Suécia e da Coreia do Sul

Equipas prováveis:

SUÉCIA: Olsen; Augustinsson, Granqvist, Lindelof, Krafth; Forsberg, Ekdal, Larsson, Durmaz; Berg, Toivonen.

COREIA DO SUL: Kim Seung-gyu; Park Joo-ho, Kim Young-gwon, Kim Min-woo, Lee Yong; Ki Sung-yueng, Lee Jae-sung, Koo Ja-cheol, Jung Woo-young; Heung-min Son, Hwang Hee-chan.

Bélgica-Panamá (Grupo G)

16h00, SIC e SportTV1

Estádio Fisht, em Sochi

Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)

A Bélgica chega a este Mundial carregada de expetativas, com uma das melhores equipas da sua história. A verdade é que os Diabos Vermelhos vêm de uma série de dezanove jogos sem derrotas e estão num grupo acessível para seguir para a próxima fase. Os belgas foram a primeira equipa europeia a festejar a qualificação para este Mundial e, além disso, foram os que marcaram mais golos, a par da Alemanha (43 golos).

Para este primeiro jogo, o selecionador Roberto Martinez poderá ter problemas na defesa, uma vez que Kompany lesionou-se no jogo de preparação frente a Portugal e Vermaelen também está em dúvida.

O estreante Panamá é a grande surpresa neste Mundial e vem à procura de somar o primeiro ponto, mas na fase de preparação acumulou derrotas diante da Dinamarca, Suíça e Noruega. Apesar de ser a estreia do Panamá, o seu selecionador, Hernan Dario Gomez, já vai no terceiro Mundial depois de ter comandado a Colômbia em 1998 e o Equador em 2002.

Saiba mais sobre a Bélgica e o Panamá

Equipas prováveis:

BÉLGICA: Thibaut Courtois; Jan Vertonghen, Dedryck Boyata, Toby Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Yannick Carrasco, Thomas Meunier; Dries Mertens, Eden Hazard; Romelu Lukaku.

PANAMÁ: Jaime Penedo; Roman Torres, Fidel Escobar, Eric Davis, Michael Murillo; Gabriel Gomez, Anibal Godoy, Armando Cooper, Edgar Barcenas, Jose Luis Rodriguez; Blas Perez.

Tunisia-Inglaterra (Grupo G)

19h00, SportTV1

Volvograd Arena, em Volvograd

Árbitro: Wilmar Roldán (Colombia)

Há precisamente vinte anos, no Mundial 1998, em França, o primeiro jogo do Grupo G foi um Inglaterra-Tunísia. Desta vez será o segundo, depois do Bélgica-Panamá. Há vinte anos, os ingleses venceram no Estádio Vélodrome por 2-0, com golos de Alan Shearer e Paul Scholes, num jogo que permitiu ainda a estreia de Gareth Southgate, o atual selecionador, numa fase final.

Agora mais recentemente, alguém se lembra da última vitória da Inglaterra numa fase final de um Campeonato do Mundo?

Não é fácil chegar lá, mas não foi assim há tanto tempo. Há quatro anos, no Brasil, a armada inglesa foi ao fundo com derrotas diante da Itália e Uruguai, conseguindo apenas um ponto diante da atrevida Costa Rica. Mas há oito anos, na África do Sul, depois de empates diante dos EUA (1-1) e Argélia (0-0), os ingleses chegaram aos oitavos de final depois de bateram a Eslovénia (1-0) com um golo solitário de Jermain Defoe. Foi há oito anos e dessa equipa não sobrou um único jogador para este Mundial da Rússia. Gareth Southgate tem vindo a renovar a equipa com muitos jovens que têm vindo a sair da competitiva Premier League. O primeiro objetivo é fazer melhor do que no Brasil em que os ingleses foram eliminados ao fim dos dois primeiros jogos.

A Tunísia, à partida, pode parecer um bom adversário acessível para a Inglaterra poder voltar a festejar um triunfo num Mundial, mas os mais atentos têm noção que esta seleção do norte de África é um conjunto bem organizado e difícil de bater. Prova disso foram os resultados conseguidos na fase de preparação antes de chegar a esta fase final, como foi o caso do jogo frente a Portugal, em Braga, em que os campeões da Europa em título não foram além de um empate 2-2. Depois disso também fizeram tremer a Espanha que só conseguiu marcar nos últimos instantes do jogo.

Saiba mais sobre o Tunísia e Inglaterra

Equipas prováveis:

TUNÍSIA: Mouez Hassen; Yassine Meriah, Syam Ben Youssef, Dylan Bronn, Ali Maaloul; Ellyes Skhiri, Anice Badri, Ferjani Sassi; Fakhreddine Ben Youssef, Wahbi Khazri, Naim Sliti.

INGLATERRA: Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire; Kieran Trippier, Dele Alli, Jordan Henderson, Jesse Lingard, Ashley Young; Raheem Sterling, Harry Kane.