Álvaro Negredo. É este o nome do herói da jornada desta terça-feira da Liga dos Campeões. O avançado do Manchester City está a afirmar-se como o parceiro ideal dos talentosos Nasri, David Silva e Aguero, tendo apontado três golos no triunfo por 5-2 sobre o CSKA Moscovo. Com esta vitória a equipa inglesa consegue superar pela primeira vez na sua história a fase de grupo da Liga dos Campeões.

Com Joe Hart pela segunda vez consecutiva no banco de suplentes, o City resolveu o jogo em pouco tempo, tendo chegado aos 3-0 em trinta minutos, com dois golos de Aguero e um de Negredo. Ao intervalo, o 3-1 não deixava dúvidas e o início do segundo foi apenas a confirmação de uma tendência, com Negredo a bisar. Até ao fim, mais um golo para cada lado e os ingleses na próxima fase.

No Grupo D está tudo resolvido, até porque o Bayern de Munique também já está apurado, ocupando o primeiro lugar indiscutivelmente após o triunfo por 1-0 sobre o Viktoria Plzen. Os alemães de Guardiola somaram a nona vitória consecutiva na Liga dos Campeões, igualando o registo do Barcelona em 2002/03.


Menos entusiasmante foi a noite no Grupo A, onde não houve golos nos dois jogos. O Manchester United continua a ocupar o primeiro lugar, após o empate com a Real Sociedad, com mais um ponto do que o Bayer Leverkusen, que susteve o impeto do Shakhtar Donetsk. Os espanhóis somaram o primeiro ponto, mas só um milagre permitirá que possam seguir na prova.

O grupo B está praticamente resolvido, com Real Madrid na frente e a Juventus em maus lençóis. A vitória do Copenhaga sobre o Galatasaray (1-0) constitui a grande surpresa da jornada e os dinamarqueses continuam na luta pelo segundo lugar, tendo os mesmos pontos que os turcos e um mais do que os italianos.

Situação bem diferente é a vivida no Grupo C, o do Benfica, onde o Paris Saint-Germain é superior, mas ainda não garantiu matematicamente o apuramento. O Olympiakos surge agora como o segundo classificado, com vantagem de três pontos sobre os encarnados. O Anderlecht, por seu lado, somou o primeiro ponto e ainda pode pensar na Liga Europa, pelo que está tudo em aberto.



Quarta-feira promete mais emoções, com jogos bem interessantes, começando pelo Grupo F, com os escaldantes Borussia Dortmundo-Arsenal e Nápoles-Marselha. Só os franceses ficaram para trás (0 pontos) e o trio da frente segue igualado, pelo que a jornada poderá servir para cavar diferenças. No Grupo E, o Chelsea-Schalke 04 pode permitir a José Mourinho dar um passo importante rumo à qualificação.

Grupo G, o grupo do Porto, está desequilibrado para o lado do Atlético Madrid, que pode garantir o apuramento para a próxima fase, enquanto que os dragões têm de vencer se querem sonhar com o segundo lugar. O Zenti-Porto é o primeiro jogo da jornada, porque se realiza às 17h.

Finalmente, o Grupo H, com um intenso Barcelona-Milan e a possibilidade de os catalães carimbarem a presença na próxima fase se vencerem. Será interessante observar o que Ajax e Celtic Glasgow vão fazer no outro jogo, até porque podem intrometer-se na luta.