A Selecção Olímpica teve um excelente ensaio geral para os Jogos que se vão realizar na Grécia, goleando o Paraguai por 5-0. O técnico José Romão não esconde que tem razões para estar satisfeito, ainda para mais porque teve a oportunidade de testar um esquema com três defesas.
«O resultado dita, claramente, um grande desnível, que não é totalmente real porque o Paraguai é uma boa equipa. O que aconteceu é que depois de termos marcado vários golos, eles reagiram tipicamente como sul-americanos, apostando em alguns lances à margem da lei. Isso muitas vezes não corre da melhor forma, principalmente se a outra equipa conseguir ter discernimento, o que sucedeu connosco», afirmando, passando de imediato para a avaliação da sua equipa:
«Como primeiro jogo foi interessante a resposta dada pelos jogadores e penso que vem legitimar a nossa esperança de fazer bons jogos na Olimpíada. Temos ainda alguns dias de trabalho pela frente antes do início do torneio, por isso esperamos melhorar ainda mais».
Quanto ao esquema táctico com três defesas, Romão explicou que o teste serviu para «perceber se a equipa está preparada para enfrentar certo tipo de adversários, introduzindo o factor surpresa». No caso do Paraguai serviu para anular Cardozo e Fredy Bareiro, para além de permitir «preencher melhor os espaços em todo o campo». No segundo tempo já pôde «arriscar mais, prevendo também o tipo de adversários que vão permitir mais espaços e em que a equipa vai ter de arriscar».