Em 2003, o artista plástico holandês Iepe Rubingh organizou com o seu amigo e advogado Jean-Louis Fainstra um combate de chessboxing em Amesterdão. O acontecimento foi presenciado num clube local por mais de um milhar de pessoas. Houve televisões de vários países a cobrir o acontecimento. Estava a nascer então uma nova modalidade. Como diz o nome (no original inglês), o chessboxing funde outras duas modalidades: o xadrez e o boxe.

Na altura, aquele que foi chamado o primeiro campeonato do mundo de chessboxing opôs então Iepe «the Joker» a Luis «the Lawyer».



Em 11 assaltos previstos num mesmo ringue, seis são a jogar xadrez e cinco são de pugilismo. O objetivo é ganhar por xeque-mate ou por K.O. – mas outras situações de desempate também estão previstas. Os assaltos de xadrez e de boxe alternam-se uns com os outros. A vertente jogada no tabuleiro é a do xadrez rápido com rondas de duração de quatro minutos, num total de 12 minutos de tempo disponível para cada lutador no total do combate. Os assaltos de boxe duram três minutos cada.

Ganha-se um combate de chessboxing quando se consegue deixar o adversário nocaute ou quando se lhe aplica um xeque-mate no tabuleiro. Mas não só. Também se pode ganhar o combate quando o adversário já ficou sem tempo para jogar as peças. Se os jogadores ficarem empatados no xadrez após o último assalto dos 11, o desempate será feito pelos pontos obtidos nos assaltos de pugilismo. Se ainda assim persistir o empate, ganha quem tiver começado o combate a jogar xadrez com as peças pretas. Esta são as regras da World Chess Boxing Organization (WCBO) fundada por Iepe Rubingh e sediada na Alemanha.

Agora que todos já conhecem as regras, já se pode mostrar o final deste primeiro combate da WCBO.



A WCBO tornou-se também ela a sede de filiação de vários clubes e associações que se foram formando em várias partes do mundo abraçando esta modalidade, como por exemplo (fora da Europa) na Índia, China, Austrália, África do Sul, ou Rússia. Rubingh estima em 500 os atletas filiados na WCBO sendo 125 deles do seu clube em Berlim.

Para entrar em competições da WCBO é preciso ter já um registo de cerca de 20 combates de pugilismo e ter um rating ELO no xadrez de 1800 (de nível A, abaixo do nível de especialista). Rubingh atribui o nascimento da sua ideia à banda desenhada de Enki Bilal – em concreto, à história «Frio Equador», onde as personagens principais são lutadores de chessboxing. O autor francês passou a acompanhar de perto os eventos organizados pela WCBO onde também tem investido.

Mas a fação inglesa desta modalidade atribui as sua origens a 1978, data da fundação do primeiro clube de chessboxing em londres pelo pugilista amador James Robinson. No ano seguinte, vindo de Taiwan, apareceu o filme «The Mystery of Chessboxing», realizado por Joseph Kuo – mas as proximidades do enredo e da espécie asiática do xadrez do filme com a modalidade não vão muito para além da palavra no título. O clube londrino acabou por fechar na década de 1980 e foi no álbum de banda desenhada de Bilal de 1992 que o chessboxing voltou a ser visto por muitos.

Várias associações internacionais

A despeito da génese deste novo desporto, a organização de Rubingh promoveu o chessboxing como nunca antes e por volta de 2008 começaram a fazer-se os primeiros torneios verdadeiramente internacionais. O holandês mostrou, no entanto, oposição à forma como os combates foram sendo promovidos em Inglaterra pela London Chessboxing Organization – a seu ver, mais virados para o entretenimento do que para o desporto.

Neste momento, há assim – à semelhança do original pugilismo – mais do que uma organização internacional de chessboxing: há a WCBO de Rubingh e também a World Chessboxing Association (WCA) – que tem como suas filiadas associações e federações de Inglaterra Itália, Rússia e Espanha (e tem como último desempate dos combates não a prevalência de quem jogou com as pedras pretas, mas um sexto e derradeiro assalto de boxe). Numa modalidade em que também há praticantes do sexo feminino continuam a existir clubes que não estão filiados em qualquer associação internacional, como acontece nos Estados Unidos.

Não obstante estas divisões, no passado mês de novembro realizou-se em Moscovo o Campeonato do Mundo de chessboxing (devidamente formalizado) reunindo atletas de seis países a lutarem pelos títulos das várias categorias determinadas pelos pesos. A organização ficou a cargo da nova entidade Chess Boxing Global e tanto teve atletas da WBA a ganharem títulos – o russo Nikolay «the Chairman» Sazhin ganhou o título de pesos pesados frente ao italiano (campeão europeu) Gialuca «il Dotore» Sirci – como teve Iepe Rubingh a promover o acontecimento.