O FC Porto apresentou publicamente esta quarta-feira um protocolo inédito com o Colégio Gimnasio del Norte de Bogotá, na Colômbia. Os dragões abrirão a primeira escola Dragon Force fora de Portugal, num estabelecimento de ensino munido de «instalações desportivas de excelência».

Durante a apresentação, Pinto da Costa recordou os colombianos que têm passado com sucesso pelo FC Porto - Guarín, Falcao, James... - e fez questão de relatar um episódio recente vivido com o melhor marcador do Mundial de 2014.

FC Porto: tudo sobre a expansão da Dragon Force até Bogotá

«No dia em que o James assinou pelo Real Madrid telefonou-me. Disse-me que ia para o maior clube do mundo, mas que o seu clube do coração continuaria a ser o FC Porto», contou o presidente do FC Porto, numa altura em que discursava sobre a ligação intensa entre a Colômbia e o emblema azul e branco.

«O ano passado estivemos na Colômbia e percebemos o quão querido o FC Porto lá é», acrescentou Pinto da Costa, ladeado por Ricardo Pérez, responsável pelo Colégio Gimnasio del Norte de Bogotá.

Na assistência estavam, entre outros, Julen Lopetegui, Jackson Martinez e Juan Quintero.

Numa altura em que o mercado de transferências continua em ebulição teria sido interessante perceber a opinião do máximo dirigente azul e branco sobre alguns dos dossiers do momento.

Os jornalistas não tiveram direito, porém, a colocar questões. Nem sobre o tema da apresentação.