António Costa admitiu vir a estudar a possibilidade de uma candidatura conjunta com Espanha e Marrocos ao Mundial 2030.

«Para o projeto do reforço de relações entre entre os países da Europa e de África, é uma boa ideia ter um evento com a carga simbólica de um Mundial desenvolvido entre países dos dois continentes», afirmou nesta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, no decorrer da cimeira luso-espanhola que está a decorrer em Valladolid.

«A ideia política é muito boa. É necessário fazer um longo trabalho de casa – é importante perceber se a FIFA altera os estatutos de forma a permitir que haja campeonatos mundiais [organizados] entre continentes diversos», disse ainda.

Recorde-se que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já tinha revelado a ideia no início desta semana, tendo surgido agora ao lado de António Costa a confirmar um acordo prévio com António Costa ao qual se seguiu uma conversa «positiva» com o rei de Marrocos.

«Falei com o Rei Mohamed VI, em Marrocos, e encontrei uma resposta positiva e entusiástica a este projeto. Agora, cabe às federações espanhola, portuguesa e marroquina organizarem-se para tentar materializar este projeto que seria enormemente positivo para a Península Ibérica e também para Marrocos», disse Pedro Sánchez.

«Do lado da federação espanhola, já houve uma manifestação de interesse, esperamos que nas próximas semanas ou meses possamos construir este projeto transformador, inspirador e, sobretudo, de esperança», concluiu o primeiro-ministro espanhol.

[artigo atualizado]