A receita de Hélio Sousa, no campo teórico, é bastante simples: «fazer tudo bem outra vez» é o objetivo escolhido pelo selecionador nacional antes da final contra a Alemanha no Europeu de sub19.

«Este vai ser mais um jogo para voltarmos a fazer tudo o que temos feito de bom. [...] Para que os nossos jogadores consigam superar-se, nestes momentos, e fazerem, todos eles nos diversos momentos do jogo, dentro das suas capacidades, a diferença, para que consigamos uma vitória», sugeriu o treinador, em conferência de imprensa.

Depois de salientar que «as duas equipas» merecem o título europeu, Hélio falou um pouco sobre a Alemanha. «É uma equipa que, tal como nós, gosta e quer ter bola. Ao contrário do que apanhámos com a Sérvia - que começou com dois laterais direitos e tentou enredar-nos para tentar tirar proveito das transições ofensivas - a Alemanha vai querer tanto ter a bola como nós».

«É uma geração de jogadores fortíssima», resumiu Hélio, elogiando-lhe a «maturidade».

«Isso é evidente pelo número de jogos que alguns jogadores têm efetuados na primeira liga alemã, em comparação com os nossos, que não têm. Mas nós estamos sempre perto de vencer, contra qualquer equipa».

A final entre Portugal e Alemanha realiza-se em Budapeste, quinta-feira, às 18 horas.