Não é segredo para ninguém: Julen Lopetegui nutre uma forte admiração por Asier Illarramendi e considera-o a opção perfeita para a sucessão de Fernando.

Tudo verdade.

Infelizmente para o FC Porto e o seu treinador, as condições para a saída do atleta do Real Madrid são praticamente insustentáveis. Uma venda está fora de questão (custou 30 milhões de euros há um ano) e um empréstimo é, por estes dias, « de todo improvável».

Antonio Sanz, diretor de comunicação da empresa que gere a carreira de Illarramendi, foi contundente nas explicações ao Maisfutebol.

« A admiração mútua entre o Illarramendi e o Lopetegui não se discute. É real. Mas nesta altura as conversas entre eles não passaram para um patamar negocial. Os clubes não falaram e nós também não fomos ouvidos», esclarece um dos agentes do espanhol.

A situação, então, é esta: « o Real Madrid investiu muito dinheiro no Asier e deu-lhe ordens para se integrar na pré-época. O jogador é jovem, não tem pressa, e não vai sair. No futebol as coisas mudam, mas nesta altura diria que é um sonho impossível do senhor Lopetegui, por quem temos muita estima».

Asier Illarramendi fez 49 jogos oficiais na primeira temporada de Real Madrid. Marcou 3 golos. O regresso de Sami Khedira (após vários meses lesionado), a juntar à possível entrada de Toni Kroos (ainda não oficial) e à continuidade de Xabi Alonso e Luka Modric parecem roubar muiito do espaço a Illarramendi.

Seja como for, nesta altura todos os indicadores apontam no sentido oposto à concretização do negócio. Lopetegui quer, o FC Porto sonha, mas Illarramendi « tem todo o interesse em continuar no Real».