A temporada do Rio Ave arrancou esta segunda-feira, num dia praticamente dedicado a exames médicos. O plantel de Nuno Espírito Santos continua com muitas indefinições e o médio ganês Wakaso (ex-Portimonense) foi o único reforço presente (e o único confirmado até agora).

Nos Arcos estiveram presentes 19 jogadores, seis dos quais regressados de empréstimos: Mendes, Feliz, Renato Santos, Esmael Gonçalves, Tiago Silva e Tiago Pinto. A sua continuidade no plantel não está ainda confirmada. Zé Diogo, Rafael Miranda e Diogo Neiva, provenientes das camadas jovens, também marcaram presença.

Não estiveram presentes o avançado Hassan (que representou a sua seleção no Mundial sub-20), o médio Filipe Augusto e os defesas Fabinho e Jeferson.

«Gostaríamos de fazer tão bom ou melhor do que a época passada. Se não for possível superar o que fizemos, fazer pelo menos o mesmo já seria um campeonato positivo», disse o capitão André Vilas Boas. «Sabemos que esta época pode ser mais complicada, pois o Rio Ave já não será uma surpresa para os adversários. Toda a gente sabe o trabalho que realizámos e estarão atentos ao que vamos apresentar. Mas, claro, temos sempre a responsabilidade de fazer melhor», completou o outro capitão, Tarantini.

A 15 de julho, o plantel parte para um estágio em Ofir, regressando cinco dias depois, altura em que efetua um jogo de preparação, no seu estádio, frente aos ingleses do Newcastle. A 27 e 28, os vila-condenses disputam o Torneio da Póvoa de Varzim, que integra Gil Vicente, Famalicão e o anfitrião Varzim. Estão ainda agendados mais dois compromissos, frente aos espanhóis do Deportivo da Corunha, a 3 de agosto, em Vila do Conde, e frente à Académica de Coimbra, a 10 de agosto, no Luso.

Plantel provisório para 2013/2014:

Guarda-redes - Ederson;

Defesas - Marcelo, Nivaldo, Jeferson, André Costa, Tiago Pinto (ex-Santander/Espanha), André Dias e Diogo Neiva (ex-júnior);

Médios - Wakaso (ex-Portimonense), Tarantini, André Vilas Boas e Filipe Augusto;

Avançados - Braga, Feliz (ex-Ribeirão), Del Valle, Renato Santos (ex-Desportivo das Aves), Esmael Gonçalves (ex-St. Mirren/Escócia), Mendes (ex-Portimonense), Tiago Silva (ex-Ribeirão), Zé Diogo (ex-júnior), Rafael Miranda (ex-júnior) e Hassan.

Saídas: Rafa (por definir), Oblak (Benfica), Rodriguez (por definir), Edimar (Cluj/Roménia), Lionn (Cluj/Roménia), Pateiro (por definir), Vítor Gomes (Videoton/Hungria), Diego Lopes (Benfica), Soares (Arouca), Ukra (FC Porto), Tope (por definir) e Bebé (Manchester United/Inglaterra.