A principal associação de adeptos do Schalke 04, os Schalker Fan-Verband, enviou uma carta à direcção do clube a acusar o técnico Felix Magath de estar a destruir o clube.
A carta fala da «ausência de uma linha orientadora no último ano e meio» e de «um funcionamento decidido por apenas uma pessoa». «Devolvam-nos o nosso clube antes que ele se transforme num clube cosmopolita sem alma, não vendam a alma do nosso clube», alerta o documento enviado à direcção em nome de 90 mil adeptos do clube.
Desde que assumiu o comando técnico do clube alemão em Julho de 2009, Felix Magath contratou 40 jogadores. Algumas escolhas têm gerado bastante desagrado entre os adeptos, que acusam o técnico de fazer um recrutamento de baixo custo.
O presidente do clube, Clemens Tönnies, mostrou-se sensível à opinião dos adeptos: «Num clube como o Schalke 04, é preciso ter em conta os adeptos e o Félix não o fez, ele é o único responsável por esse erro.»
O Schalke 04, que defrontou esta época o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, ocupa neste momento a 11ª posição da Bundesliga.