A Cambridge University Press fez estudo curioso, analisando as palavras e conceitos mais vezes associados a cada seleção presente neste Mundial.

O estudo abrangeu uma vasta quantidade de «media» por todo o mundo, em inglês. As palavras mais associadas foram «excitante», «desilusão» e «inexperientes».

A Alemanha foi rotulada de «poderosa», «focada» e «empenhada», enquanto a outra finalista, a Argentina, tem como principais ideias associadas ser «confiante» mas «pouco convincente». O Brasil é «emocional», «popular» e «desesperado».

Portugal? Bom, o resultado é mesmo negativo: «frustração», «ego» e «desapontamento» são os três conceitos mais identificados à passagem curta da Seleção Nacional pelo Brasil-14.

Há associações de todo o tipo. De atualidade, também. Para o Gana, a primeira palavra citada é «dinheiro». No caso do Uruguai é «mordidela». De resto, Bélgica e Colômbia, por exemplo, fazem o pleno de palavras entusiastas em torno das suas prestações no Brasil.

A BBC publicou a lista das três palavras mais associadas a cada seleção. Confira: