O salão nobre dos Paços do Município, em Coimbra, foi pequeno para todos os que, esta quinta-feira, quiseram assistir à atribuição da Medalha de Mérito Desportivo da cidade a Éder.

«É para mim um orgulho enorme estar aqui e ver esta gente toda, pessoas que foram como pai e mãe e irmãos para mim. É um orgulho enorme fazer parte desta cidade, e receber hoje esta medalha é muito importante para mim», disse Éder aos jornalistas.

O jogador, que atua no Lille, em França, agradeceu ainda aos clubes da cidade e do distrito que representou, salientando que todos eles o «ajudaram a crescer enquanto pessoa e jogador».

«Vou dar o meu melhor e fazer tudo o que puder para elevar o nome desta cidade o mais alto possível e acredito que vou conseguir muitas coisas», sublinhou o autor do golo que levou Portugal a conquistar o Europeu de futebol de 2016, em França.

Na cerimónia, o presidente da Câmara, Manuel Machado, salientou que «Coimbra fica engrandecida e agradecida» com a visita do avançado português, que cresceu numa instituição do concelho e jogou em vários clubes como o Adémia, Tourizense e Académica.

«Uma coisa que lhe admiramos: é que cresceu com pessoas com caraterísticas humanas e sociais muito especiais, muito diversas, contou com amigos, fez mais amigos e não esqueceu os irmãos que, no lar Girassol, consigo cresceram, viveram e que visita», sublinhou o autarca.

Segundo Manuel Machado, a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo a Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder, pretendeu homenagear o «feito do conimbricense numa equipa que levou Portugal a ganhar o Europeu 2016».