Portugal venceu nesta sexta.feira a Áustria por 2-1 no jogo da terceira e última jornada do Grupo A do Euro sub-19, que decorre na Hungria. A seleção portuguesa ficou assim em primeiro lugar do agrupamento ganhando todos os jogos..

A Áustra começou melhor o jogo e pressionou a equipa poortuguesa, pois a Portugal um empate chegava para assegurar a liderança do grupo.

A seleção portuguesa conseguiu não só equilibrar o jogo a meio da primeira parte como foi passando a dominar a partida. Fruto desse ascendente, o primeiro golo do jogo aconteceu para os portugueses, mesmo que de bola parada.

Podstawski marcou de cabeça aos 41 minutos na sequência de um livre de Ivo Rodrigues. E Portugal saiu merecidamente para o intervalio a ganhar. Mas, após o reatamento, a vantagem ficou logo anulada. a Áustria mostrou que voltava de novo a todo o gás com a obtenção do empate numa boa jogada que teve a conclusão de Grillitsch.

A pressão austríaca para conseguir uma vitória que lhe era essencial para o primeiro lugar do grupo sentiu-se e a seleção nacional sub-19 sofreu para manter o empate. A equipa de Hélio Sousa resistiu e, na parte final da partida, conseguiu voltar a jogar o futebol que lhe é mais familiar, com trocas de bola pelo chão e jogadas de bom recorte.

Numa delas, a quatro minutos do fim, bem trabalhada e cheia de velocidade, Baldé justificou a repescagem em pleno. O jogador que foi chamado para substituir Nuno Santos já a meio deste Europeu foi também chamado a substituir André Silva neste encontro e foi ele quem colocou Portugal de novo na frente; com mais uma assistência de Ivo Rodrigues.

Portugueses e austríacos, já apurados para a próxima fase desde a segunda jornada, aguardam agora pelos adversários das meias-finais (na segunda-feira), que vão ser conhecidos após a terceira jornada do Grupo B, que se joga mais tarde.

No outro jogo do grupo de Portugal, a Hungria venceu Isarel por 2-1 e é a terceira seleção deste agrupamento a assegura a presença no Mundial sub-20 de 2015 na Nova Zelândia.

Ficha de jogo:
Estádio Pancho, Felcsut, Hungria
Árbitro: Stephan Klosser (Sui)

ÁUSTRIA: Casali, Gugganig (Puchegger, 46), Lienhart, Joppich, Brandner, Blutsch, Laimer, Rasner, Grubeck (Horvath, 74), Maderner (Bytyqi, 46) e Grillitsch.

PORTUGAL: André Moreira, Rebocho, Jordan Machado, Domingos Duarte, Rafa, Podstawski, Guzzo (Riquicho, 88), Jorge Intima (Gelson Martins, 62), Palhinha, André Silva (Baldé, 78) e Ivo Rodrigues.

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Podstawski (41), Grillitsch (46) e Baldé (86)
Acção disciplinar: cartões amarelos para Palhinha (7), Joppich (33), Gugganig (40) e Laimer (87)
Resultado final: Áustria-Portugal, 1-2