Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações na flash interview da RTP após o triunfo de Portugal sobre a Hungria por 3-0 na fase de apuramento para o Mundial 2018:

«Esperava que a Hungria fizesse alguma contenção. Com a derrota, [a situação] fica um pouco difícil para eles.

Nós tínhamos mais seis finais, ganhámos a primeira e faltam cinco para podermos alcançar o nosso objetivo, que é o primeiro lugar.»

[Sobre a primeira fase do jogo]

«A Hungria tentou tapar os nossos caminhos, adaptámo-nos rapidamente à questão dos três centrais, não permitimos que a Hungria saísse a jogar. Ajustámos muto rápido os três defesas deles e a partir daí eles tiveram de sair com bola longa, o que era vantajoso para nós.

Penso que na circulação de bola estivemos um pouco lentos durante um período do jogo. Sabíamos que os flancos eram sempre uma alternativa muito forte para atacar o jogo da Hungria e o jogo entre linhas. Aí estivemos um pouco menos bem na primeira fase do jogo. Faltou a um dos avançado ou a um dos médios alas ir para esse espaço.

Depois fizemos o golo numa jogada brilhante, a equipa fez o segundo e podia ter feito outro.

Na segunda parte, a Hungria voltou ao seu sistema, mas tivemos sempre o jogo controlado. Fizemos o 3-0, podíamos ter feito o quarto mas o jogo parou um bocado. Podíamos ter feito ainda melhor, mas fizemos coisas boas.»

A equipa tem confiança, sabe o que requerem os jogos. está sempre ativa e tem confiança. Sabe que ganhar é muito difícil, mas tem capacidade para ganhar.»