Leia a primeira parte da biografia

Mas a Alemanha era então uma equipa envelhecida, e teve uma prestação decepcionante ao longo da prova, sendo afastada na segunda fase após uma derrota com a Áustria, por 2-3. Foi uma despedida triste e bastante criticada, com muita gente a acusar os principais jogadores de falta de empenho.

Maier abandonou o futebol no ano seguinte, com 35 anos, após um acidente de viação lhe ter provocado lesões de alguma gravidade. Após uma ligação de 13 temporadas ao Bayern de Munique, era o jogador com mais presenças na Bundesliga (cumpriu 473 jogos), tendo como proeza maior, em termos individuais, uma série notável de 422 encontros consecutivos, entre 1966 e 1977.

Apesar da longa ligação ao futebol, a sua grande paixão sempre foi o ténis - assumiu, nos primeiros passos da sua carreira, a sua condição de tenista frustrado. Aliás, pouco depois de pendurar as luvas, e ainda antes de integrar a equipa técnica do Bayern e da Seleção, tornou-se empresário da raquete, tendo investido parte do dinheiro que ganhou como futebolista para criar uma escola de ténis.